Segundo episódio da série Brasil Metal aborda mercado de motos, na TVT

13.08.14 2º Episódio Série Brasil Metal - Motos

Nesta quarta-feira (13) vai ao ar “Duas Rodas”, o segundo episódio da série Brasil Metal. O documentário sobre a indústria metalúrgica brasileira e a realidade do trabalhador metalúrgico é uma realização da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e produzida em parceria com a TVT (TV dos Trabalhadores).

O episódio “Duas Rodas” traça o perfil da indústria de motocicletas no país. Traz como destaque o Polo Industrial de Manaus, responsável pela produção de mais de 90% das motos do Brasil. Além disso, traz o debate sobre os motivos que levam uma fábrica a investir em tecnologia e peças nacionais, enquanto outras ainda são dependentes das matrizes e de componentes importados.

No programa desta quarta, o presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, avalia que a indústria de motocicletas vai além das transformações econômicas no país e também auxilia as questões sociais: “No primeiro momento, ajuda na mobilidade urbana, é um meio de transporte barato e tem incentivo de crédito. E hoje em dia, quem tem uma moto, tem um emprego. Quem precisar pode utilizá-la para trabalhar como motoboy”.

Na última quarta-feira, o primeiro episódio da série – “A Indústria de Caminhões” (assista aqui) – abordou, entre outros aspectos, a necessidade de renovação da frota e a adoção de medidas de incentivo a este setor industrial, que estão trazendo diversas montadoras para o solo brasileiro.

O documentário

A série “Brasil Metal” também trará dados históricos no que se refere à evolução das conquistas dos trabalhadores metalúrgicos e o seu papel nas lutas sindicais e sociais brasileiras. São mais de 500 minutos de documentário, divididos em 20 programas. A produção percorreu todas as regiões do país, fazendo gravações em 40 cidades para traçar um raio X de todos os setores do ramo: indústria naval, siderurgia, autopeças, indústria automobilística, eletroeletrônicos, máquinas e implementos agrícolas, motocicletas, setor aeroespacial, máquinas e equipamentos etc.

“Brasil Metal”: onde assistir

A série “Brasil Metal” está sendo exibida semanalmente, sempre às quartas-feiras, às 19h30, pela TVT. O programa pode ser visto no canal 2 da NET digital – São Pauloª ou pelo canal 46 UHF Mogi das Cruzes e região. Este documentário e toda a programação da emissora também pode ser acompanhada através do site ou pelo canal da TVT no Youtube.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)