Processo coletivo da Bundy vai injetar R$ 3 milhões na economia de Pinda

Medida vai beneficiar 300 pessoas, inclusive ex-funcionários

(Atualizada 05/06/2020 – 11:56)

Fábrica Bundy, no Distrito Industrial Santa Rita, próximo à Rodovia Dutra

O Sindicato dos Metalúrgicos irá realizar nos dias 8, 9 e 10 de junho, o plantão jurídico e pagamento do processo coletivo da meia hora refeição da fábrica Bundy Refrigeração, que irá injetar cerca de R$ 3 milhões na economia de Pindamonhangaba.

O atendimento será feito das 8h às 17h, na sede do sindicato. Para evitar aglomerações, ele vai seguir uma programação por ordem alfabética das iniciais dos nomes:

A até E no dia 8
F até L no dia 9
M até W no dia 10

A medida é reivindicada pelo sindicato há seis anos e envolve mais de 300 pessoas, inclusive ex-funcionários.

O dirigente sindical na Bundy José Ivanez – Gato e o presidente Herivelto Vela

Nessa quarta-feira, dia 3, o sindicato discutiu o processo com os trabalhadores durante uma assembleia na porta da fábrica.

Segundo a entidade, com a crise do Coronavírus, a direção da fábrica queria parcelar o valor em 12 vezes.

De acordo com o presidente, Herivelto Vela, durante o período que o sindicato insistia no pagamento integral um novo pedido de produção chegou e a fábrica vai conseguir cumprir o acordo.

Assembleia com trabalhadores na porta da fábrica nessa quarta-feira, dia 3

“Com experiência de negociação e com grande apoio dos trabalhadores, conseguimos manter o pagamento integral. Um dinheiro que vem em boa hora, principalmente pra quem teve redução de salário, pra quem está fora da fábrica e está desempregado. Será um alívio pra muitas pessoas”, disse.

Período. O processo coletivo foi protocolado em 2014, transitou em julgado em 21/05/2019, e em novembro os parâmetros de cálculo foram aprovados em assembleia. A Justiça definiu que têm direito ao processo aqueles que tiverem registro na empresa após 26/02/2012. Os envolvidos têm direito a hora de refeição a 50% no período de 26/02/2009 a 15/02/2013.

A sede do sindicato fica localizada à Rua Sete de Setembro, 232/246, centro de Pindamonhangaba, em frente à Praça Sete de Setembro.

Assembleia que aprovou acordo, em novembro de 2019

Outras questões

A assembleia dessa quarta-feira também decidiu sobre uma mudança na jornada de trabalho e sobre a aplicação de medidas para preservação de emprego, como a MP 936.

Segundo o vice-presidente André Oliveira, com a melhora da produção, a redução de jornada e salário poderá ser menor e assim impactar menos na renda dos trabalhadores.

André Oliveira, na assembleia que aprovou o acordo

Ele também comentou a dificuldade que a crise do Coronavírus tem gerado para a categoria.

“O sindicato tem passado por momentos difíceis de negociações. A gente pensa em primeiro lugar na saúde do trabalhador, depois em como manter o trabalhador empregado, e depois nos salários. Tem muitos empresários tentando se aproveitar desse momento pra surrar o trabalhador e o sindicato tem se mantido firme na defesa dos trabalhadores”, disse.