PLR da Novelis injeta R$ 10 milhões na economia nesta sexta-feira

A fábrica Novelis de Pindamonhangaba vai realizar o pagamento da segunda parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) nesta sexta-feira, dia 5, e vai injetar cerca de R$ 10 milhões na economia da cidade.

No início de abril houve uma reunião entre a direção da empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos para falar sobre uma queda na produção que tem acontecido desde dezembro. Medidas como mudança de escala e férias individuais já estão sendo aplicadas para garantir empregos, mas vai ser possível manter também o pagamento da PLR.

O ano fiscal da Novelis segue o calendário indiano, da matriz. Essa PLR é referente à produção dos meses de abril de 2022 a março de 2023. Segundo o sindicato, apesar de parte da produção feita desde dezembro ser direcionada para estoque, isso não provocou grande impacto na PLR.

Uma questão positiva da Novelis é que ela tem 100% de atendimento ao cliente dentro do prazo. Essa é uma das metas da PLR e garante um “plus” no pagamento dos trabalhadores.

Segundo o presidente André Oliveira, outro ponto importante da PLR da Novelis é um piso de pagamento implantado anos atrás, também nessa negociação entre Sindicato, empresa e Comissão de PLR, que continua em vigor e sendo reajustado.

“Para cálculo da PLR, todos os salários menores sobem para o piso de R$ 17,70 por hora. Sendo assim, se o trabalhador atinge também as metas de equipe, podemos dizer que o menor salário da empresa deve receber cerca de R$ 4.300 nessa parcela. Pela média salarial, que é um valor maior, considera não só os horistas, mas também os administrativos, o total injetado passa de R$ 10 milhões”, disse André.

A Novelis atua no ramo do alumínio e emprega atualmente 1.500 pessoas em Pinda.

Veja como fazer o cálculo do pagamento:

Valor do salário por hora, aqui vamos colocar o piso da PLR, que subiu para R$ 17,70 x 220 horas do mês = R$ 3.894,46

Valor do salário R$ 3.894,46 x 2,216 salário, que é o total da PLR com o “plus” = R$ 8.630,12

Total da PLR em salário 2,216 – 1,1 salário que é o valor já pago na 1ª parcela = 1,116 salário (saldo para cálculo da segunda parcela)

Valor do salário R$ 3.894,46 x 1,116 salário = R$ 4.346,22