Paralisação cobra negociação de PLR na Tenaris Confab

Os trabalhadores da fábrica Tenaris Confab, em Pindamonhangaba, fizeram uma paralisação de uma hora nesta terça-feira, dia 15, em protesto à falta de negociação da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). O ato teve adesão total dos trabalhadores.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, desde janeiro a fábrica deveria estar realizando as reuniões mensais com a Comissão de PLR, com apresentação dos números de produção mês a mês. Um protesto já ocorreu em abril, mas até agora nenhuma dessas reuniões ocorreu.

De acordo com o presidente André Oliveira, a fábrica tem um histórico ruim de negociação da PLR.

“É sempre de última hora, a toque de caixa. O prazo limite de pagamento é outubro. O período fiscal do primeiro semestre já acabou e não teve nem uma reunião ainda. Pelo contrário, a empresa tem feito cafezinhos, com grupos pequenos de operadores, para convencer de que a empresa está ruim, está no prejuízo, sendo que já tem um ano que a produção está alta”, disse.

O Sindicato aponta outros problemas na fábrica, como os casos de erros de salários em função da nova estrutura de cargos e salários que foi implantada e a falta de pagamento de horas extras no setor de Conectores.

Outra questão é uma inspeção técnica feita pela empresa no dia 1º de agosto para medir ruído no principal setor, que é a Fábrica 4. Segundo o sindicato, essa inspeção foi feita com os maquinários desligados, o que compromete a saúde e os pagamentos de adicional de insalubridade.

O ato também integra as mobilizações pela Campanha Salarial. A bancada patronal do Grupo 2, de Máquinas e Equipamentos, que representa a Tenaris Confab, foi a única até o momento a não realizar nenhuma reunião.

A mobilização contou com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, Sindicato dos Papeleiros de Jacareí e da subsede da CUT no Vale do Paraíba.

A Tenaris Confab tem hoje 1.400 trabalhadores e atua na fabricação de tubos para o setor do petróleo.