Eleições 2022: FEM-CUT/SP destaca a importância de escolher candidatos que defendem a classe trabalhadora

Domingo, dia 2 de outubro, o Brasil tem a importante missão de eleger os seus representantes políticos pelos próximos quatro anos. Serão escolhidos presidente, governador, senador e deputados – estadual e federal.

As eleições de 2022 estão sendo consideradas as mais importantes desde a retomada da democracia, nos anos 80. Nos últimos seis anos, desde o golpe de 2016, o Brasil entrou num caminho de retrocesso que afeta e penaliza diariamente a classe trabalhadora.

“O objetivo de derrubar a presidenta Dilma era um só: implantar uma política de retirada de direitos em todos os sentidos. Com isso, vimos voltar a inflação alta, a fome e o desemprego. Aliás, os ataques aos direitos trabalhistas foram destaque nesse período nebuloso que estamos vivendo”, enfatiza Erick Silva, presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP).

Ele completa que o impeachment de Dilma Rousseff abriu caminho para eleição de Bolsonaro.

“Ali começava uma campanha de ódio, desinformação e violência. Bolsonaro chegou ao poder mentindo para o povo brasileiro e manteve essa postura mesmo diante da pandemia da Covid-19, um dos piores momentos da nossa história. Sob seu governo, os ataques aos direitos dos trabalhadores continuaram e o desemprego voltou a fazer parte da nossa realidade. Além disso, a precarização do trabalho tornou-se uma rotina”.

Erick destaca que, no Estado de São Paulo, foi o trabalho da FEM e dos sindicatos filiados que mantiveram os direitos dos metalúrgicos e metalúrgicas.

“Tivemos muitos desafios para proteger a categoria e foi através das negociações que fizemos que garantimos importantes direitos nas Convenções Coletivas de Trabalho e também que conquistamos a valorização salarial”.

Agora, com a mais importante eleição das nossas vidas se aproximando, é momento de escolher representantes que estejam do lado da classe trabalhadora.

“Sempre afirmamos que o compromisso dos trabalhadores é votar em quem defende os direitos trabalhistas, quem luta por proteção dos empregos e pela valorização salarial. Somente políticos comprometidos com essas lutas farão a diferença nas nossas vidas”, afirma Erick.

Categoria têm candidatos

A principal candidatura que representa os metalúrgicos é de Lula, que concorre à presidência da República. Trabalhador metalúrgico em São Bernardo do Campo, Lula logo se destacou pela luta em prol da categoria.

O intenso trabalho pela classe trabalhadora o elegeu presidente do Brasil em 2002, cargo para o qual foi reeleito em 2008. Durante os dois mandatos, Lula criou mais de 20 milhões de empregos, valorizou o salário mínimo e transformou o país numa das maiores economias do mundo.

Em São Paulo, vários metalúrgicos concorrem nas eleições de 2022 para os cargos de deputado estadual e deputado federal. São nomes experientes na luta sindical e com longo histórico de trabalho em prol da categoria.

Pela região de Pindamonhangaba concorre Herivelto Vela, que é vice-presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba. Sorocaba e região tem como candidato Leandro Soares, que é presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) pelo segundo mandato. Completa a lista Teonilio Barba, que já é deputado estadual e concorre à reeleição pela região de São Bernardo do Campo.

Para a Câmara dos Deputados, São Paulo conta com as candidaturas de Vicentinho, metalúrgico que já está no quinto mandato de deputado federal, e Paulo Caires, presidente licenciado da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) e que concorre pela primeira vez.

Outro candidato a deputado federal é Luiz Marinho. Metalúrgico, Marinho tem uma longa história de luta pela categoria. Como operador de máquinas na Volkswagen se envolveu na vida sindical e, em 1996, chegou à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, sendo reeleito por duas vezes.

Posteriormente, em 2003, foi eleito presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Já em 2005 assumiu o Ministério do Trabalho e Emprego, no governo do presidente Lula. No seu mandato, trabalhou junto das centrais sindicais para ampliar direitos e salários. Ele também foi ministro da Previdência Social. Marinho também foi prefeito de São Bernardo e comandou a cidade entre 2009 e 2017.

Para Max Pinho, secretário geral da FEM-CUT/SP, a categoria metalúrgica tem boas opções para escolher.

“Os companheiros que concorrem nas eleições deste ano têm o comprometimento necessário para representar e defender os interesses dos trabalhadores em todas as esferas. Todos nós temos muito a ganhar com a vitória de cada um deles”.

Max também enfatiza a importância das eleições deste ano.

“No dia 2 de outubro temos um compromisso com o Brasil, o Estado de São Paulo, é um compromisso com a democracia, com os direitos e com as nossas vidas. Trabalhador deve votar naqueles candidatos que estarão sempre prontos para defender a classe trabalhadora. Contamos com todos até a vitória e a esperança de dias melhores”.

O secretário de finanças da Federação, Adilson Faustino (Carpinha), também aponta a importância das eleições.

“É hora de nos unirmos em torno de um projeto em comum que é retomar o Brasil da mão dos golpistas e dos mentirosos. Já tivemos o exemplo de como o Brasil pode mais, com a geração de emprego, com valorização dos salários e com o fim da fome e da miséria. E podemos, novamente, trilhar esse caminho de prosperidade. Para isso, no dia 2 de outubro, o voto terá que ser em quem já fez tudo isso e fará ainda mais”.

Edição e publicação: Comunicação FEM-CUT/SP / Publicação original: https://fem.org.br/eleicoes-2022-fem-cut-sp-destaca-a-importancia-de-escolher-candidatos-que-defendem-a-classe-trabalhadora/