Acordos dos metalúrgicos injetam R$ 17 milhões a mais em Pinda no fim de ano

Os acordos firmados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba estão garantindo uma injeção extra de dinheiro na economia de R$ 17 milhões neste fim de ano.

O balanço da entidade contabiliza o impacto apenas dos reajustes, abonos e benefícios firmados nesta Campanha Salarial com pagamento até dezembro.

Não entram nessa conta o valor dos salários que já são pagos mensalmente, apenas o que aumentou. Nesta sexta-feira, dia 22, será o pagamento do abono salarial da Gerdau, que irá injetar sozinho R$ 2,6 milhões.

Segundo o presidente da entidade, André Oliveira, todos os acordos contaram com aumento real de salário.

“Muitos tiveram também abono salarial, reajuste no vale alimentação e outros benefícios. Foi exaustivo, buscamos ao máximo atender todas as fábricas, fizemos assembleias até em empresas com 15 funcionários, nas maiores fomos em todos os turnos. As propostas só saíram depois de muita insistência, com as mobilizações, e assim tivemos 46 assembleias em dois meses. Valeu a pena, é conquista para os trabalhadores. Obrigado a todos pela confiança”, disse.

Os acordos firmados diretamente com as fábricas garantiram reajuste para mais de 7.700 trabalhadores, o que representa 94% da categoria. Os demais trabalhadores também foram contemplados com aumento real. Pela primeira vez, representantes das bancadas patronais vieram até Pindamonhangaba, aceitaram a reivindicação da entidade e assinaram a Convenção Coletiva de Trabalho.