Acordo na Gerdau garante emprego para 50 trabalhadores

Negociação alcançou condição melhor do que a MP do governo e será aplicada para funcionários do grupo de risco

Assembleia que aprovou o acordo nessa terça-feira, dia 8

Um grupo de trabalhadores da Gerdau de Pindamonhangaba aprovou em assembleia nessa terça-feira, dia 8, um acordo entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a direção da empresa para suspensão dos contratos de trabalho.

A medida será aplicada para 50 funcionários que fazem parte do chamado grupo de risco da pandemia de Covid-19 e que ainda não podem retornar para a fábrica.

A assembleia foi organizada na sede do sindicato, respeitando as medidas de prevenção da pandemia, com controle de acesso, em ambiente arejado, oferta de álcool gel e distanciamento nos assentos.

Segundo o sindicato, o acordo é melhor do que a Medida Provisória 1.045, pois os funcionários terão a garantia de receber no mínimo 80% do salário líquido, os descontos de convênio médico e cooperativa de crédito serão congelados, e o 13º salário será pago de forma integral, além da garantia de emprego por mais três meses após o fim da medida.

O presidente André Oliveira – Andrezão

De acordo com o presidente, André Oliveira – Andrezão, há mais de um ano o sindicato vem negociando medidas para manter o emprego desses trabalhadores, como layoff e a própria suspensão de contrato.

“É um acordo difícil de construir porque a empresa já tem a Medida Provisória na mão, mas com muita persistência conseguimos avançar, mostrando que a produção agora está melhor e assim conseguimos essa proposta, ela ficou até melhor do que o acordo do ano passado”, disse.

A Gerdau atua no ramo do aço e tem cerca de 2.300 funcionários em Pindamonhangaba.

Assembleia foi organizada respeitando as medidas de prevenção da pandemia, com controle de acesso, em ambiente arejado, oferta de álcool gel e distanciamento nos assentos
Vereador Herivelto Vela falou sobre o agravamento da pandemia, com índice de ocupação nos leitos da UTI na rede privada atingindo 142% na segunda-feira, dia 7
O dirigente sindical Bruno Alencar – Pará (em destaque na foto), também estava no programa de layoff, juntamente com o dirigente Adriano Careca. Os dois intensificaram a discussão sobre a proposta de acordo com os trabalhadores
Odirley Prado abriu a palavra da assembleia fazendo homenagem ao ex-presidente Renato Mamão, que faleceu no último domingo, vítima de Covid-19