ABC: Em ato na via Anchieta, 20 mil metalúrgicos aprovam pautas de luta

A manifestação foi realizada em defesa do emprego e do crescimento econômico e em protesto pelas mais de 800 demissões anunciadas pela Volks e 244 pela Mercedes-Benz

Mais de 20 mil metalúrgicos participaram do ato contra as demissões (Crédito: Adonis Guerra)

Em defesa do emprego e crescimento econômico do País, cerca de 20 mil metalúrgicos da Volks, Mercedes, Ford e Karmman Ghia, em São Bernardo do Campo, ocuparam a Via Anchieta nos sentidos São Paulo e Santos na manhã dessa segunda-feira, dia 12. O ato, organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, foi realizado em defesa do emprego e do crescimento econômico e em protesto pelas mais de 800 demissões anunciadas pela Volks e 244 pela Mercedes-Benz.

O encontro de todos os trabalhadores aconteceu no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, o Cenforpe, na altura do km 21 da Via Anchieta. O clima do protesto foi tranquilo e, inclusive, contou com o apoio de famílias dos trabalhadores.

Durante o ato, os trabalhadores aprovaram por unanimidade as pautas de reivindicações aos governos federal e estadual (tópicos abaixo). A pauta ao governo estadual foi entregue ainda nessa segunda-feira ao secretário do Emprego e Relações do Trabalho, João Dado. A data de entrega da pauta ao governo federal será definida.

“Uma ação como essa e as demonstrações de solidariedade dos metalúrgicos do ABC, da CUT e demais entidades dão firmeza aos trabalhadores de continuar acreditando que a reversão das demissões é possível”, afirmou o presidente do Sindicato, Rafael Marques.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, esteve na caminhada e garantiu que a Prefeitura está à disposição para auxiliar nos diálogos entre Sindicato, empresas e governos estadual e federal.

Greve – Os 13 mil trabalhadores na Volks estão em greve por tempo indeterminado desde terça-feira, dia 6. O objetivo é reverter as 800 demissões de trabalhadores e abrir negociações com a empresa.

Os trabalhadores na Volks souberam da demissão por meio de telegramas recebidos às vésperas do final do ano passado. A correspondência orientava para que eles não retornassem aos seus postos de trabalho após o fim das férias coletivas, o que aconteceu no dia 6 de janeiro. Com a demissão, a empresa rompe o acordo coletivo firmado com o Sindicato em 2012, que prevê, entre outros itens, a estabilidade no emprego até 2016.

Além deles, a ameaça de demissão existe para outros 1.300 trabalhadores, já que a montadora anunciou publicamente sua avaliação de que existem 2.100 excedentes na fábrica do ABC.

Na Mercedes, 244 trabalhadores dos 1015 que entraram em layoff no ano passado não tiveram o contrato renovado, descumprindo o que havia sido acordado com o Sindicato.

Pautas de luta dos metalúrgicos do ABC

Ao governo estadual

1) Criação do Conselho Estadual de Política Industrial

2) Código de Conduta Social