Trabalhadores da Tenaris Confab protestam em apoio a Rubén

Dirigentes sindicais mostram boletim de protesto em apoio a Rubén e pelas demissões irregulares que ocorrem também no Brasil

Os trabalhadores da Tenaris Confab realizaram um protesto na tarde dessa quinta-feira, dia 13, em solidariedade ao metalúrgico Rubén Montoya, da Tenaris na Colômbia. Vítima de um grave acidente, doente e sem salário, ele ficou dias em greve de fome e chegou a tentar suicídio por não ter seu direito reconhecido.

Em 2002, um tubo atingiu Rubén na altura do peito quebrando três costelas, ferindo seu pulmão, que hoje funciona parcialmente, e o deixando incapaz de trabalhar. Desde então, sofre com internações hospitalares, foi reintegrado duas vezes ao trabalho e demitido uma terceira vez. Já ganhou ações na Justiça, mas hoje aguarda pela decisão de recursos apresentados pela Tenaris e pela companhia de seguros de risco ocupacional ao Supremo Tribunal da Colômbia, o que pode levar anos.

Nessa quinta, o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT promoveu uma mobilização nas duas plantas da fábrica em protesto ao descaso da empresa com Montoya e também pelas demissões irregulares que a Tenaris comete no Brasil e que demandam ações judiciais de reintegração.

Ao microfone, o dirigente sindical na Tenaris Antonio Ernesto, ao lado do presidente Renato Marcondes – “Mamão”

De acordo com o dirigente sindical na Tenaris Antonio Ernesto de Souza, o caso tem ganhado repercussão pelo mundo. O Sintratucar (sindicato da categoria na Colômbia) tem feito constantes protestos, a rede sindical internacional IndustriAll (antiga FITIM), a CNM-CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT) e o sindicato da categoria na Itália já se manifestaram contra a postura intransigente da Tenaris.

Um abaixo-assinado on-line está sendo feito pela IndustriAll para pressionar a direção da Tenaris a reconhecer o direito de Montoya. O link você encontra aqui:

Trabalhador da Tenaris faz greve de fome e quase morre na Colômbia