Trabalhadores da Novelis paralisam produção por 1 hora pela Campanha Salarial

Trabalhadores reprovaram nova jornada que seria prejudicial para a categoria e cobraram mais efetivo na produção

Trabalhadores reprovam por unanimidade proposta de jornada que seria prejudicial aos trabalhadores

Os trabalhadores da Novelis fizeram uma paralisação de uma hora nessa quinta-feira, dia 11, para cobrar avanço nas negociações da Campanha Salarial.

As rodadas de negociação pela FEM-CUT/SP (Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT em São Paulo) junto às bancadas patronais já começaram. A Novelis é ligada ao Grupo 8 (trefilação, laminação, entre outros), mesmo grupo a que pertence a Gerdau e a maioria das fábrica da cidade.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT, Herivelto Moraes – Vela, informou que este ano os patrões apresentaram uma contra-pauta para os trabalhadores. “O vice-presidente da Fiesp (Benjamin Steinbruch) tem falado publicamente que uma hora de almoço é muito, que pode ser de 15 minutos. Também defende a proposta do negociado sobre o legislado, que praticamente anula a CLT. É com esse tipo de gente que temos que negociar nosso aumento de salário. Então, companheiros, o que temos pela frente é dificuldade. Essa mobilização de vocês hoje é muito importante”, disse Vela.

Segundo o dirigente sindical na Novelis, Sérgio da Silva, ao final do atraso de turno a categoria também reprovou em assembleia, por unanimidade, uma proposta de mudança de jornada que seria prejudicial aos trabalhadores. “Mesmo com produção alta a empresa não aumenta o efetivo para o número adequado, tanto que há trabalhadores com excesso de hora-extra, com folga acumulada e a empresa queria apertar ainda mais a jornada. Os trabalhadores disseram não e nós estamos juntos nessa luta”, disse Sérgio, também secretário de Finanças da entidade.

Na terça-feira, dia 9, também houve uma mobilização pela Campanha Salarial na Gerdau. Este ano o tema é “Sem pato, sem golpe, por mais empregos e direitos”, com os seguintes eixos: Não à terceirização e à perda de direitos; Pela estabilidade e geração de empregos; Valorização dos Pisos; Reposição total da Inflação e aumento real; Jornada de 40 horas semanais.

A Novelis emprega cerca de 1.100 trabalhadores na produção de chapas de alumínio.

Direção sindical durante mobilização pela Campanha Salarial