Trabalhadores da Novelis conquistam 10,5% de reajuste de salário

Proposta é de aplicação do reajuste em parcela única e garante renovação da Convenção Coletiva por 2 anos

Assembleia no turno da manhã aprovou proposta por grande maioria

Os trabalhadores da fábrica Novelis, em Pindamonhangaba, aprovaram em assembleia nessa segunda-feira, dia 27, a proposta da Campanha Salarial.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, os funcionários receberão o reajuste de 10,5% nos salários, em parcela única, retroativo à data-base da categoria, dia 1° de setembro.

Odirley Prado, dirigente sindical Novelis e membro da FEM-CUT/SP

De acordo com o dirigente sindical na Novelis, Odirley Prado, a proposta foi apresentada na última quinta-feira durante reunião entre os sindicatos, a FEM-CUT/SP (Federação dos Metalúrgicos da CUT) e a bancada patronal do Sindicel, que representa a Novelis.

“Na negociação deste ano está muito difícil chegar no índice da inflação, muitas bancadas patronais ainda estão querendo parcelar o valor. Aqui na Novelis a gente conseguiu em parcela única e ainda um valor com aumento real de salário, além de manter todos os direitos da Convenção. Parabéns aos trabalhadores pela adesão nas mobilizações que possibilitaram esse resultado”, disse Odirley, que também é membro da Federação.

A proposta também contempla a aplicação do mesmo índice de reajuste nos pisos salariais, a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho por dois anos e uma nova medida de saúde, que é a preferência nas contratações para vacinados contra a Covid-19 a partir de janeiro do ano que vem.

Assembleia no turno da tarde, que também aprovou por grande maioria
Aprovado por grande maioria também na assembleia do turno da noite

O índice da inflação da categoria medido pelo INPC dos últimos 12 meses foi de 10,42%.

A Novelis atua no ramo do alumínio e emprega atualmente 1.300 pessoas em Pinda. Ela é subsidiária da Hindalco, a maior empresa do grupo indiano Aditya Birla.

O ato contou com apoio do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba e dos Metalúrgicos de Taubaté.

Para realizar essa assembleia, várias medidas foram tomadas pelo sindicato. Apenas trabalhadores efetivos Novelis participaram para não gerar aglomeração. Assim como nas demais fábricas, dirigentes ofereceram álcool em gel e panfletaram boletim com orientações de prevenção à Covid-19. No caminhão de som também foi falado sobre a importância do uso de máscara e do distanciamento social.

O presidente do sindicato, André Oliveira
O vice-presidente do sindicato, o vereador Herivelto Vela