Trabalhadores da Gerdau aprovam proposta de layoff

Os trabalhadores da fábrica Gerdau, de Pindamonhangaba, aprovaram nessa quinta-feira, dia 3 de agosto, uma proposta layoff negociada entre a empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos. A medida irá envolver 220 trabalhadores do setor de Construção Mecânica, que está ligado ao ramo automotivo, e terá início no dia 1º de setembro. A proposta foi aprovada por unanimidade em todos os turnos.

Durante o programa, os trabalhadores terão os contratos de trabalho suspensos e farão cursos de qualificação. O governo paga uma parte dos salários e a Gerdau vai completar até atingir 80% dos salários.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, na negociação foi possível avançar em várias questões, principalmente sobre o Vale Alimentação, de R$ 300, que continuará sendo pago para quem estiver no programa. Os funcionários também terão garantia de emprego pelo mesmo período de afastamento e os descontos do convênio médico serão congelados.

Segundo o presidente André Oliveira, na unidade já existe um acordo com o sindicato sobre o banco de horas. Esse acordo deu flexibilidade para a empresa e permitiu adiar por cinco meses essa discussão do layoff.

“Em março a gente já estava discutindo a queda na produção, deu pra segurar bastante com o banco de horas. Agora a gente está precisando ir para o layoff assim como outras unidades já estão. O Sindicato insistiu nessa questão do vale alimentação. É justamente a hora que o trabalhador mais precisa. Felizmente conseguimos avançar. É o primeiro acordo da Gerdau com essa condição. Está sendo possível manter os empregos e amenizar o impacto das medidas”, disse.

A unidade de Pinda atua no ramo de aços especiais e hoje tem 2.600 funcionários.

Assembleia que aprovou proposta por unanimidade no turno da manhã
Assembleia aprovou proposta por unanimidade no turno da tarde também
Assembleia que aprovou proposta no turno da noite