Trabalhadores da Confab Equipamentos aprovam acordo para evitar demissões

Work-sharing será aplicado por três meses a partir de 17 de fevereiro

Assembleia aprovou acordo de work-sharing por três meses

Os trabalhadores da Tenaris Confab Equipamentos aprovaram em assembleia na tarde dessa quinta-feira, dia 26, um novo acordo de work-sharing, um modelo de redução de jornada, desta vez envolvendo também o setor da produção.

Em março do ano passado, a medida já havia sido aplicada para o setor administrativo, com expectativa de melhora na produção, o que, segundo a empresa, não se confirmou. A medida foi prorrogada.

A partir do dia 17 de fevereiro, todos os 326 trabalhadores terão jornada reduzida em 17,6%, assim como nos salários, por um prazo de três meses. A medida evitará 80 demissões.

Segundo o dirigente sindical Vicente Caetano – Serrinha, a proposta inicial era uma redução maior, de 22%, o que foi possível melhorar na negociação, e a medida foi amplamente discutida com a categoria.

“Primeiro houve uma assembleia para decidir junto com eles se essa negociação era o melhor caminho e agora essa assembleia com detalhes do acordo. É uma medida amarga, tentamos negociar outras formas, mas não temos alternativa, a empresa não consegue aplicar o PPE e a falta de previsão agrava a situação. Tudo o que pudermos fazer para amenizar o impacto aos trabalhadores vamos fazer”, disse Serrinha.

2017_01_26 Confab Equipamentos.Assembleia que aprovou work-sharing.45.33

2017_01_26 Confab Equipamentos.Assembleia que aprovou work-sharing.45.37