Sindicato requer licença remunerada para os metalúrgicos de Pinda

Prefeitura proibiu comércio a partir desse sábado, medida não abrange indústrias nem bancos; sede do sindicato vai fechar

Sede do sindicato, que não terá expediente a partir de segunda-feira, dia 23; denúncias serão recebidas por celular

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba está protocolando ofícios em todas as fábricas reforçando o pedido de abertura de negociação de licença remunerada ou outras medidas de permitam a liberação dos funcionários das empresas.

A reivindicação é uma forma de contingência recomendada pelas autoridades e tem como objetivo conter a disseminação do Coronavírus, o Covid-19.

Nessa sexta-feira, dia 20, a Prefeitura de Pindamonhangaba divulgou uma nota oficial determinando a proibição de funcionamento de estabelecimentos comerciais, igrejas e templos religiosos a partir das 0h de sábado, dia 21.

Estarão autorizados a funcionar apenas os serviços essenciais, como supermercados, farmácias, unidades de saúde, revenda de gás de cozinha, postos de combustíveis e funerárias. A proibição de funcionamento foi feita para o comércio, não abrange as indústrias nem os bancos.

Para o presidente do sindicato, Herivelto Vela, a liberação dos funcionários nas fábricas é “fundamental” para conter o avanço da pandemia.

“A cidade inteira está fazendo um esforço enorme, os comerciantes estão muito preocupados com os prejuízos que terão, e as negociações para que as empresas parem ou ao menos reduzam as produções não estão avançando. Pedimos licença-remunerada, mas há outras formas, férias coletivas, estamos abertos à negociação. É fundamental que as direções das fábricas ponham a mão na consciência neste momento”, disse.

Expediente. Seguindo a determinação da Prefeitura, a sede e a subsede do sindicato estarão fechadas a partir de segunda-feira, dia 23. O atendimento para denúncias e reclamações poderá feito diretamente pelos dirigentes sindicais (A lista completa dos celulares você encontra aqui) ou pelas redes sociais na página da entidade https://www.facebook.com/sindmetalpinda.