Sindicato dos Metalúrgicos faz campanha pela Semana do Aleitamento Materno

Em Pinda, apenas a Confab Tubos tem sala para que a mãe trabalhadora retire o leite para dar depois ao seu filho; boletim também orienta com dicas de amamentação e explicações da Convenção Coletiva de Trabalho

Na Bontaz, a direção da empresa permitiu que as trabalhadoras fizessem uma breve pausa para ouvir o sindicato; mesmo sendo do Grupo 3, a fábrica já aplica a licença-maternidade de 180 dias

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba está promovendo uma campanha nas fábricas da cidade pela Semana Mundial de Aleitamento Materno, que se encerra nesta sexta-feira, dia 7.

Segundo Maria Auxiliadora, diretora do Departamento da Mulher, a categoria metalúrgica da CUT tem conquistado mais benefícios do que a legislação nacional em termos de proteção à mãe trabalhadora.

“Na Lei 11.770, a licença-maternidade de 180 dias é uma recomendação, mas a nossa categoria já conseguiu em alguns setores que seja obrigatório. Com a licença de seis meses, a mãe tem mais condições de amamentar seu filho no período mínimo indicado pela medicina”, disse.

De acordo com a Secretária da Mulher da FEM-CUT/SP, Andréa Ferreira Souza, a Licença-Maternidade de 180 dias estará em discussão na Campanha Salarial. “Incluímos essa reivindicação na pauta e lutaremos para avançar ainda mais em todos os grupos, inclusive para as mães adotantes”.

A diretora do Departamento da Mulher, Maria Auxiliadora

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação exclusiva pelo leite materno por seis meses, mas depois desse tempo também é importante continuar com a amamentação, até os dois anos ou mais. Desde 2010, há uma portaria recomendando que as empresas criem salas de apoio à amamentação, onde a trabalhadora pode retirar e armazenar o seu leite para ser dado depois ao seu filho.

“Aqui em Pinda, a Tenaris Confab Tubos é a única fábrica que tem essa sala. Acredito que seja uma das poucas da região. As trabalhadoras usam e aprovam porque querem continuar amamentando. O objetivo nosso é sensibilizar outras fábricas para que também criem essas salas”, disse Maria Auxiliadora.

A Portaria do Ministério da Saúde com normas para implantar a sala de amamentação, você encontra aqui.

Panfletagem para as mulheres também foi feita na Gerdau, pela sindicalista Maria Madalena
Os homens também gostaram da realização da campanha. Essa foto foi na Confab Tubos

Veja abaixo orientações do Ministério da Saúde para amamentação e também garantias da Convenção Coletiva de Trabalho das metalúrgicas da CUT:

É IMPORTANTE AMAMENTAR ATÉ OS DOIS ANOS OU MAIS. E NOS PRIMEIROS SEIS MESES, DAR SOMENTE LEITE MATERNO PARA O BEBÊ

Nos primeiros 6 meses de vida, o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento e nem de outros líquidos ou leite artificial, pois o leite materno é completo e tem tudo que o bebê precisa. Mata a sede, a fome e possui todos os nutrientes para que ele cresça e se desenvolva mais forte e saudável. Após os 6 meses, o bebê deve começar a receber alimentos saudáveis e continuar sendo amamentado até os 2 anos ou mais, pois assim ele receberá todos os nutrientes e os benefícios que a amamentação oferece.

VANTAGENS PARA A SAÚDE DA MULHER

Amamentar é bom não só para a saúde do bebê, mas também para a saúde da mulher. Na mulher, o sangramento após o parto é menor, assim como as chances de desenvolver anemia e uma série de doenças no futuro, como câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto cardíaco. Também a mulher que amamenta perde mais rápido o peso que ganhou durante a gravidez.

MAS COMO AMAMENTAR ATÉ OS DOIS ANOS OU MAIS QUANDO A MULHER PRECISA TRABALHAR FORA DE CASA?

Todas as trabalhadoras têm direito à licença-maternidade de 4 meses, garantida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

As metalúrgicas da CUT já têm, em alguns tipos da atividade, a licença maternidade de 6 meses garantida na Convenção Coletiva de Trabalho negociada pela FEM-CUT/SP.

Todas as fábricas ligadas ao Grupo 2 – Máquinas e Equipamentos já têm essa cláusula como obrigatoriedade. Nos demais Grupos, como 3 e 8, há uma recomendação. O objetivo dos sindicatos é unificar essa questão.

Além da licença, também é lei que até o 6º mês de vida do bebê, a mãe trabalhadora tem direito a dois descansos diários, de meia hora cada um, durante a jornada de trabalho, além dos intervalos normais para repouso e alimentação.

A Convenção Coletiva permite que a trabalhadora negocie esse tempo com dias a mais na licença-maternidade como compensação. Nos Grupos 2, 3 e 8 esse prazo é de 8 a 10 dias.

O QUE FAZER PARA MANTER A PRODUÇÃO DE LEITE, MESMO APÓS O RETORNO AO TRABALHO?

Para manter a amamentação é essencial esvaziar as mamas quando você estiver longe do bebê, extraindo o seu leite em intervalos regulares. Quanto mais você retira o leite, mais leite será produzido.

Por isso, quando estiver com o bebê é importante oferecer o peito. Assim, você poderá continuar amamentando seu bebê de manhã, antes de sair de casa, e à noite, quando já estiver de volta.

Você pode fazer a retirada do leite em uma sala de apoio à amamentação próxima de onde estiver.

Desde 2010, o Ministério da Saúde tem uma norma técnica recomendando que as empresas criem Salas de Apoio à Amamentação, que são espaços em que a mulher, com privacidade e segurança, pode retirar e armazenar o seu leite para ser oferecido posteriormente ao seu filho.

Em Pinda, a Tenaris Confab Tubos já tem essa sala para coleta do leite e as mães têm aprovado a medida. Converse com suas colegas, discuta essa ideia.

A mãe também pode levar o leite até um banco de leite humano e deixá-lo para doação. Também pode utilizar uma Unidade Básica de Saúde. Caso não seja possível acessar nenhum desses lugares.

Divulgação - Campanha Ministério da Saúde - Governo Federal
Divulgação – Campanha Ministério da Saúde – Governo Federal

DICAS PARA AMAMENTAÇÃO:

• A amamentação não deve machucar o peito. Se está machucando, é importante procurar ajuda em uma Unidade Básica de Saúde ou Banco de Leite Humano.
  • Não existe leite fraco. O leite da mãe tem os nutrientes necessários para o seu bebê.
  • Não dê chupetas, bicos e mamadeiras, pois podem levar o bebê a rejeitar o peito da mãe, além de causar problemas nos dentes, na fala e na respiração.
  • Não use medicamentos sem a prescrição de um médico. Alguns medicamentos podem interferir na amamentação.
  • Não é recomendado dietas para emagrecimento. A mulher que amamenta precisa ter uma alimentação saudável.
  • Bebidas alcoólicas e cigarros devem ser evitados.
  • A mulher que usa drogas, como maconha, crack e cocaína, não deve amamentar.