Sindicato convoca assembleia da Campanha Salarial para sexta-feira

Não sócios precisam se inscrever até quarta, dia 10

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba convoca todos os trabalhadores para participarem da assembleia geral da Campanha Salarial, que será realizada na sexta-feira, dia 12, de forma on-line, das 8h às 17h, no site da entidade.

Quem não é sócio do sindicato precisa se inscrever no e-mail [email protected] até quarta-feira, dia 10 de junho, para poder exercer seu direito a voto.

Os interessados precisam enviar o nome completo (sem abreviações), número do CPF, data de nascimento, nome da fábrica em que trabalha, número do registro ou chapa de identificação do trabalhador na empresa, e um contato como telefone ou e-mail.

O tema da Campanha Salarial deste ano é “Companheir@s! Tamo junto pela vida, emprego e renda”. Os eixos são: por melhores condições de saúde e segurança; por melhores condições sanitárias e de higiene; aumento salarial; pela manutenção de todos os direitos; pela nacionalização de componentes, máquinas e equipamentos.

O tema e os eixos foram discutidos em plenária on-line realizada pela FEM/CUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT) no dia 30 de maio, que contou com 133 delegados e delegadas.

De Pinda, participaram os dirigentes André Oliveira, Marcelo Bittencourt – Pepeo, Luciano da Silva – Tremembé, e Nilson Conceição.

Segundo o presidente da FEM/CUT, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, a pauta principal deste ano é a preservação da vida e da saúde.

“A defesa da vida vem em primeiro lugar e depois temos o grande desafio que é a manutenção dos empregos e da renda. Entendemos a situação que o país e o mundo passam, mas o momento em que se discute aumento salarial é também o momento de lutar e assegurar todas as nossas conquistas e direitos”, defendeu.

Luizão destacou que todos os protocolos de saúde, segurança, higiene e limpeza precisam ser mudados para evitar a disseminação do vírus.

“Novos protocolos de saúde e segurança devem ser definidos, não só nos ambientes metalúrgicos, mas em todos os locais comuns. Também devemos ter todo o controle nos casos em que algumas empresas reduzem a jornada dos trabalhadores, mas querem aumentar a velocidade das linhas de produção, fazendo com que haja mais riscos de acidentes”, afirmou.

Outro eixo é a defesa urgente de um projeto de reindustrialização do país.

“Com a pandemia, assistimos a dependência do Brasil de produtos e máquinas feitos na China. O nosso país tem indústria e capacidade para produzir insumos médicos, respiradores e outros itens aqui. O que falta é uma política de governo para que haja a nacionalização de componentes, peças, máquinas e equipamentos, não só para o combate à pandemia, mas também para a indústria como um todo”, disse.

As pautas estão previstas para serem entregues aos representantes patronais no dia 25.

Veja abaixo o edital de convocação: