fbpx

Sindicato conquista reintegração na Tenaris Confab

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba realizou na quarta-feira, dia 30 de setembro, a reintegração de um trabalhador, por ordem judicial, na fábrica Tenaris Confab, na unidade Cidade Nova.

Isaac Rodrigo Ribeiro, de 38 anos, com 5 meses de empresa, sofreu um acidente no setor Fábrica 4. Ele é operador de manufatura 3 e um rolamento de ferro, com mais de 20 kg, caiu no seu dedo, teve fratura. Ele foi demitido por carta durante o afastamento médico.

“Na hora da demissão tive momentos de aflição. O Sindicato respondeu bem rápido. Só tenho a agradecer por ter dado tudo certo e terem respondido com agilidade”, disse Isaac.

Essa é a 4ª reintegração judicial na atual gestão André Oliveira apenas na Tenaris Confab.

Primeiro, Isaac passou em um clínico geral e depois em um médico especialista indicado pela empresa. A enfermaria pediu para ele enviar foto do atestado desse especialista pelo whatsapp. Depois a empresa o demitiu por telegrama alegando que ele não entregou o documento físico desse mesmo atestado que eles já tinham.

A demissão ocorreu 18 dias depois do acidente. Ou seja, já havia passado mais de 15 dias de afastamento, o contrato de trabalho fica suspenso. Nessa situação, não pode ter demissão.

Segundo o coordenador do Comitê Sindical Tenaris, Caio Fabretti, o Sindicato insistiu com a empresa que a demissão estava irregular e a direção da Confab insistiu no erro.

A CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho foi emitida pelo médico do trabalho do Sindicato, embasou a ação judicial, foi reconhecido pela Justiça e o acidente do Isaac também foi reconhecido pelo INSS.

“O Sindicato agiu rápido para mover a ação jurídica em defesa do trabalhador. Justiça feita, mais um trabalhador com seu emprego preservado. Estamos juntos”, disse Caio.