PLR da GV do Brasil chega ao valor total, que teve aumento de 25%

2ª parcela, com todas as metas atingidas, será paga nesta quarta-feira; trabalhadores quase entraram em greve para ter essa proposta

Assembleia que aprovou proposta ano passado; negociação foi durante a campanha salarial e conquistou também abono, reajuste e garantia de emprego

Os trabalhadores da fábrica GV do Brasil, em Pindamonhangaba, vão receber nesta quarta-feira, dia 5 de maio, a segunda parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), com 100% das metas de produção atingidas.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, o total da PLR chega a R$ 2.500, valor que teve aumento de 25% em relação à PLR anterior.

A primeira parcela, de R$ 1.500 foi paga em outubro, quando foi feita a negociação, e nesta quarta-feira será pago R$ 1.000 porque foram atingidas todas as metas. Apenas serão descontadas faltas não justificadas.

O dirigente sindical Paceli Alves

De acordo com o dirigente sindical Paceli Alves, a negociação da PLR se deu junto com a campanha salarial do ano passado, quando ocorreram várias mobilizações na fábrica.

“É uma luta muito difícil, mas ano a ano a PLR tem melhorado. Ano passado quase entrou em greve de novo. A empresa viu a força dos protestos e apresentou a proposta, além do aumento na PLR, teve um abono salarial de R$ 1.000, reajuste integral da inflação e garantia de emprego até fevereiro, que foi respeitada. A produção foi muito boa, continua boa, e essa é a luta do sindicato, para que os trabalhadores sejam reconhecidos por todo esse esforço”, disse.

O dirigente também aponta que há um diferencial na PLR da GV.

“Os funcionários que estão na fábrica, mas tem contrato por agência de emprego, RH Funcional e Prestem, também recebem. Já tem alguns anos que a gente conseguiu incluir eles pela negociação e isso tem sido mantido”, disse.

Também estão incluídos no pagamento desta quarta-feira aqueles que estiverem afastados por acidente de trabalho. Casos de afastamento por doença ocupacional recebem após o retorno na fábrica e trabalhadores que foram demitidos recebem no dia 5 de junho. Todos esses casos recebem de forma proporcional ao tempo de trabalho, conforme determina a lei de PLR.

A siderúrgica GV do Brasil, do grupo Simec, atua no ramo do aço para construção civil e tem cerca de 480 funcionários.