PLR da Gerdau vai injetar mais de R$ 9 milhões na próxima terça-feira

Os trabalhadores da fábrica Gerdau, de Pindamonhangaba, irão receber na próxima terça-feira, dia 25, o pagamento da primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), que irá injetar mais de R$ 9,3 milhões na economia.

Na Gerdau, a PLR recebe o nome de Programa Metas. Essa parcela é referente à produção feita no primeiro semestre deste ano. A segunda parcela será paga em janeiro.

O pagamento é feito com base nos salários, no lucro global e na produção de cada área. O Sindicato dos Metalúrgicos afirma que os dirigentes realizam um trabalho de fiscalização em cada setor para conferir se os números apresentados correspondem ao que ocorre na produção.

A unidade é do ramo de aços especiais e está ligada ao ramo automotivo. No último relatório fiscal, a empresa apontou o impacto da queda na venda de veículos em função da alta taxa de juros do Brasil. O volume de vendas no segmento de aços especiais teve queda de 11,5% no primeiro trimestre. O relatório sobre o segundo trimestre será divulgado no dia 9 de agosto.

Para o presidente do Sindicato, André Oliveira, a Gerdau de Pinda se destaca diante do atual cenário. A Gerdau já aplicou layoff em duas unidades no Ceará e em Mogi das Cruzes.

“A produção de Pinda não está no seu melhor momento, este mês chegamos a ter 10 dias de produção parada na Aciaria e no Laminador, mas aqui está sendo possível adequar a demanda apenas utilizando o acordo de banco de horas firmado ano passado. Estamos mantendo os empregos e essa PLR ainda será um pagamento importante, em média de 80% do salário só nessa parcela”, disse.

A unidade de Pinda atua no ramo de aços especiais e hoje tem 2.600 funcionários.