Paralisação na Gerdau protesta contra retirada de direitos

Os trabalhadores da fábrica Gerdau de Pindamonhangaba fizeram uma paralisação de duas horas nessa quarta-feira, dia 24 de agosto, pela Campanha Salarial.

O ato protestou contra a ameaça da bancada patronal do ramo do aço de retirada de direitos, principalmente da cláusula que garante estabilidade de emprego aos trabalhadores vítimas de acidente de trabalho, além do parcelamento do reajuste salarial.

A Campanha Salarial é realizada de forma conjunta pela FEM-CUT/SP (Federação dos Metalúrgicos da CUT no Estado) e os 13 sindicatos filiados, inclusive Pindamonhangaba. Logo após o protesto, foi realizada uma reunião com todos os representantes na sede do sindicato (veja mais aqui).

Segundo Erick Silva, presidente da Federação, a quantidade de trabalhadores de Pinda representa cerca de 40% de todo o Estado nas negociações desse ramo.

“Essa paralisação aqui é determinante. O setor do aço está muito fortalecido, grande crescimento, muita exportação, e mesmo assim essa bancada está querendo algo absurdo, acabar com a garantia de emprego de quem sofreu acidente. O parcelamento da inflação é outra loucura. Nós já estamos pagando tudo muito mais caro há muito tempo. E precisamos sim construir a luta pelo aumento real de salário”, disse.

Até o momento, em 11 meses, a data-base da categoria tem 9,16% de perdas da inflação acumulada. O cálculo leva em consideração o INPC (Índice Nacional dos Preços ao Consumidor), que é medido pelo IBGE.

A unidade Gerdau de Pindamonhangaba emprega atualmente cerca de 2.400 trabalhadores.