Metalúrgicos continuam negociação de medidas do Coronavírus e de proteção ao emprego

Com prazos de férias chegando ao fim, começam as discussões da Medida Provisória 936

Foto de arquivo – Herivelto Vela na portaria da Gerdau ano passado; fábrica está terminando período de férias coletivas

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba continua em negociação com as fábricas da cidade para que adotem medidas de prevenção ao Coronavírus (Covid-19).

Em várias empresas houve aplicação de férias e antecipação de férias, seja com o quadro total da empresa ou grupos de funcionários. Entre elas estão Gerdau, Tenaris Confab – Tubos e Equipamentos, Bundy, GV do Brasil, Harsco, entre outras.

A entidade também tem cobrado várias medidas de prevenção, como o distanciamento dos funcionários durante o transporte, as refeições, materiais de higiene, entre outros.

Na Novelis a discussão tem sido mais difícil, pois a empresa alega que se enquadra na lista de atividades essenciais. O sindicato tem intensificado a cobrança das medidas internas de prevenção, inclusive a oferta do álcool gel.

Segundo o presidente do sindicato, Herivelto Vela, agora há também a preocupação com o fim desse período de férias e a discussão da Medida Provisória 936, do Governo Federal.

“São medidas duras para o trabalhador, de redução de salário, suspensão de contrato, diferente de outros países que determinaram uma proteção maior para o emprego. Ainda não tem nenhum acordo em Pinda dessa MP, mas alguns patrões estão querendo aplicar. Encontrar o ponto de equilíbrio para não prejudicar o funcionário, mas também preservar empregos é uma tarefa difícil e que está exigindo muito empenho da direção do sindicato”, disse.

Atendimento sindicato

Seguindo determinações das autoridades, o expediente na sede e subsede do sindicato está suspenso. Dúvidas e denúncias estão sendo recebidas diretamente pelos dirigentes sindicais. O telefone de todos eles você encontra aqui.

Quem quiser fazer uma denúncia anônima também pode usar o canal de denúncias do site aqui.