Gerdau vai pagar bônus por performance esta semana

Na manhã desta segunda-feira, dia 13, o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba recebeu a confirmação da direção da fábrica Gerdau sobre o pagamento de um bônus no final de ano pela performance da empresa.

A Gerdau irá pagar o valor de R$ 500 a todos os trabalhadores na próxima sexta-feira, dia 16. A medida irá injetar R$ 1,2 milhão na economia apenas na unidade de Pinda.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, André Oliveira, parabeniza os trabalhadores pelos resultados alcançados.

“Não pensem que isso é apenas um presente. Cada trabalhador merece esse bônus por todo o esforço feito pra dar conta da produção, pra atingir esse grande sucesso da empresa. Esforço inclusive que é visto pela direção da fábrica, que tem direcionado investimentos para nossa unidade”, disse.

Ao longo da Campanha Salarial, a Gerdau realizou a implantação de um vale alimentação, de R$ 300, para todos os funcionários. A reivindicação principal da campanha era alguma forma de compensar a alta da inflação nos alimentos, que foi muito maior do que o índice geral da inflação.

A assembleia da Campanha Salarial ocorreu no dia 10 de novembro. Apesar de resultados favoráveis do lucro da empresa, não havia proposta de abono salarial e as negociações já tinha chegado ao limite.

“Foi uma grande discussão com a categoria, com todos os turnos. Falamos da importância do VA. Agora recebemos a notícia da confirmação desse bônus. É mais uma conquista dos trabalhadores”, disse André.

No último balanço financeiro apresentado pela empresa, a Gerdau encerrou o terceiro trimestre de 2022 com Ebitda ajustado de R$ 5,4 bilhões, com margem Ebitda ajustada de 25,4%.

Durante o terceiro trimestre de 2022, a Gerdau realizou investimentos na ordem de R$ 1,1 bilhão.

O destaque, segundo o site oficial Gerdau, foi para Pindamonhangaba, onde a fábrica iniciou no dia 29 de setembro as operações do novo Lingotamento Contínuo 2, de blocos e tarugos da usina, um investimento de R$ 700 milhões.

A atualização tecnológica da unidade está alinhada às perspectivas futuras de aumento da matriz de veículos elétricos e híbridos no Brasil.

Detalhes

O bônus será pago a todos os trabalhadores, tanto de produção quanto administrativo, inclusive aprendizes e estagiários!

O pagamento vale para trabalhadores ativos na data-limite do dia 30 de novembro. Ou seja, quem foi demitido depois do dia 30/11 não estava ativo e assim não estará dentro do programa.

Da mesma forma, quem foi contratado depois de 30/11 também não estará dentro do programa. Quem foi contratado antes de 30/11 vai receber.

Quem ficou afastado pelo INSS por motivo de doença ou acidente de trabalho, e se afastou antes do dia 30/11 não estará dentro do programa. Quem se afastou depois do dia 30/11 vai receber.

A licença, seja ela de paternidade, maternidade, ou férias, é diferente de afastamento. Todos nesses casos vão receber o bônus independente da data.