Gerdau paga R$ 3 milhões de reajuste de salário nesta terça-feira

Negociação também garantiu 13º salário integral para quem esteve em suspensão de contrato

A fábrica Gerdau de Pindamonhangaba irá fazer um pagamento de R$ 3 milhões nesta terça-feira, dia 30, apenas com os reajustes salariais. A fábrica tem 2.400 funcionários e atua no ramo do aço.

O valor de R$ 3 milhões é referente ao reajuste dos últimos três meses, que é o chamado pagamento do “retroativo”. Na negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos foi definido reajuste de 10,5%, com aumento real de salário.

A média de salário na fábrica é alta, cerca de R$ 4.000. Quem recebe esse salário terá R$ 1.200 a mais nesta terça-feira com o pagamento do retroativo.

O presidente do sindicato, André Oliveira, aponta outros dois pontos da negociação com a Gerdau.

“A Gerdau pagou um prêmio pelo recorde de produção ao setor operacional. O sindicato conseguiu incluir o setor administrativo operacional nesse prêmio. Conseguimos garantir 13º salário integral para quem esteve em suspensão de contrato, tanto nas medidas provisórias quanto em lay-off. São todas questões construídas em negociação”, disse Oliveira.

Ainda segundo a entidade, o reajuste de 10,5%, ou proposta maior, foi alcançado em praticamente todas as fábricas metalúrgicas da cidade.

De acordo com balanço do sindicato, até o período do Natal, serão injetados R$ 21,2 milhões a mais nos salários apenas com os acordos da campanha salarial nos pagamentos feitos até o dia 22 de dezembro.

Hoje a cidade tem 7.268 metalúrgicos, 729 vagas a mais do que um ano atrás, pelos dados do Caged até setembro.