Documentário ‘Brasil Metal’ estreia na TVT

Documentário Brasil Metal - TVT

Estreia nesta quarta-feira (6), às 19h30, na TVT (TV dos Trabalhadores) a série “Brasil Metal”, o mais completo documentário sobre a indústria metalúrgica brasileira e sobre o trabalhador metalúrgico de cada um dos setores que a compõe.

A série foi idealizada e produzida pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT). A produção ficou a cargo da TVT, que percorreu todas as regiões do país, fazendo gravações em 40 cidades para traçar um raio X de todos os setores do ramo: indústria naval, siderurgia, autopeças, indústria automobilística, eletroeletrônicos, máquinas e implementos agrícolas, motocicletas, setor aeroespacial, máquinas e equipamentos etc.

“Brasil Metal” também trará dados históricos no que se refere à evolução da conquista dos trabalhadores metalúrgicos e o seu papel nas lutas sindicais e sociais brasileiras.

São mais de 500 minutos de documentário, que serão veiculados em 20 programas. “A indústria metalúrgica representa um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do ramo industrial e tem grande participação no desenvolvimento do país”, explicou Paulo Cayres, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), informando que o primeiro episódio apresentará o segmento de caminhões.

Segundo o presidente da Confederação, a decisão de produzir esta série de TV foi tomada para tornar clara a relevância do setor na economia e também a importância do papel do trabalhador e de suas entidades de classe na formulação de propostas para o ramo. “Das lutas por direitos no chão da fábrica e pela redemocratização do país, até a conquista de espaço nos fóruns de discussão e deliberação da política industrial brasileira, nosso objetivo é mostrar a evolução do ramo e o que os metalúrgicos e as metalúrgicas significaram e ainda representam neste processo”, assinalou Cayres.

Valter Sanches, diretor da CNM/CUT e presidente da Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho, mantenedora da TVT, informou que o projeto “Brasil Metal” foi idealizado em 2011 e que a equipe de produção fez uma apuração detalhada sobre cada segmento da indústria metalúrgica. Sanches contou ainda que foram entrevistados trabalhadores, lideranças sindicais, empresários, acadêmicos e autoridades governamentais para que, de fato, a série pudesse apresentar um raio X consistente do ramo industrial.

Veja aqui a prévia da série documental.

“Brasil Metal”: onde assistir

A série “Brasil Metal” será exibida semanalmente, sempre às quartas-feiras às 19h30.

A programação pode ser acompanhada da seguinte forma:

* site www.tvt.org.br

* pelo youtube

* Canal 02 NET digital – São Paulo de 2ª a 6ª

* Canal 46 UHF Mogi das Cruzes e região

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)