Campanha Salarial é aprovada na Gerdau e vai injetar R$ 3,2 milhões este mês

Assembleia que aprovou proposta no turno da manhã

Os trabalhadores da fábrica Gerdau, de Pindamonhangaba, aprovaram nessa quinta-feira, dia 10, a proposta da Campanha Salarial. Os pagamentos deste mês terão uma injeção extra de R$ 3,2 milhões. A proposta foi aprovada em todos os turnos.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a proposta é de um reajuste de 9%, que tem aumento real de salário, com o retroativo até a data-base e a renovação dos direitos da categoria. Um cartão alimentação também foi implantado.

Outras reivindicações tem sido atendidas. Este ano 240 contratações e 550 promoções ou adequações de salário foram realizadas na unidade.

Assembleia que aprovou proposta no turno da tarde
Assembleia que aprovou proposta no turno da noite

Três protestos ocorreram na empresa, inclusive com presença da FEM-CUT/SP (Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo). O primeiro deles foi em junho.

De acordo com o presidente do Sindicato, André Oliveira, a bancada patronal do ramo do aço foi a mais intransigente nas negociações e ameaçou retirar direitos, como a cláusula de estabilidade para quem sofreu acidente, além de tentar parcelar o reajuste.

“Mesmo assim conseguimos garantir o reajuste, os direitos e até um cartão alimentação foi implantado durante as negociações da Campanha Salarial. Nós pontuamos muito nos protestos o aumento do preço dos alimentos, que foi bem maior que a inflação geral. A forte adesão nos três protestos foi fundamental pra tudo isso. Inclusive as cobranças sobre a falta de efetivo e de promoções tem sido atendidas”, disse.

O pagamento do próximo dia 30 terá o reajuste sobre o salário de novembro e de dois meses do retroativo. O cartão de alimentação implantado é de R$ 300, o primeiro pagamento foi feito no dia 1º. Esses dois pagamentos garantem uma injeção extra neste mês de cerca de R$ 3,2 milhões na economia.

A Gerdau atua no ramo do aço e tem 2.400 funcionários na unidade de Pindamonhangaba.

Direção esteve em peso em todos os turnos, inclusive no turno da noite