Assembleia geral escolhe delegados para congressos da CUT

Em assembleia geral na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT, no dia 26 de junho, a categoria escolheu quem serão os representantes da entidade nos congressos da CUT em níveis estadual e nacional.

O 14º Congresso Estadual da CUT São Paulo – CECUT será realizado de 25 a 28 de agosto, em Águas de Lindóia, e o 12º Congresso Nacional da CUT será de 13 a 16 de outubro, em São Paulo.

Os dirigentes sindicais eleitos como delegados foram Valdir Augusto, secretário de Política Sindical, e Maria Auxiliadora, diretora do Departamento da Mulher e também membro da direção da FEM-CUT/SP.

Logo do congresso estadual da CUT

A CUT é a maior central sindical da América Latina. O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba é filiado à central desde sua fundação, há 28 anos.

Os congressos são importantes, pois definem os novos dirigentes e traçam o plano de lutas da central, sempre contando com o debate a partir das bases, com assembleias para discutir, elaborar e deliberar as propostas sobre temas de interesse dos trabalhadores, do ramo, da categoria ou da região ligada à base de representação do sindicato.

“É um processo para que as pessoas expressem mais os seus anseios em todos os temas, tanto nas questões macro quanto nas mais regionais ou específicas, como juventude, mulher, negros e negras”, explica Sebastião Geraldo Cardozo, secretário Geral da CUT/SP.

Ainda segundo Cardozo, a CUT está buscando realizar ações sindicais mais incisivas, que marquem a posição da central na luta de classes, acirrando o enfrentamento capital-trabalho.

Logo do congresso nacional da CUT, que será realizado em outubro, em São Paulo