Assembleia aprova processo eleitoral do Sindicato dos Metalúrgicos

Primeiro turno, que elege a direção plena, será nos dias 25 e 26 de maio

Os trabalhadores sócios do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba aprovaram em assembleia on-line nessa sexta-feira, dia 8, a implantação do processo eleitoral da entidade. O formato e as regras da eleição foram aprovados por 96% dos votantes. Foram registrados 2% de votos contrários e 2% de abstenções.

A eleição da nova diretoria vai ocorrer também de forma on-line.

O 1º turno, que define a Direção Plena, ou seja, quem será dirigente sindical, vai ocorrer nos dias 25 e 26 de maio. Haverá CSE (Comitê Sindical por Empresa) em nove fábricas: Gerdau, Tenaris Confab (Tubos e Coating), Novelis, GV do Brasil, Confab Equipamentos, Bundy Refrigeração, Incomisa, Elfer e Harsco, além do Comitê Sindical dos Aposentados.

O 2º turno, que define o presidente da entidade, bem como a direção executiva e o conselho fiscal, será nos dias 15 e 16 de junho.

O atual presidente, Herivelto Vela, agradeceu a participação dos trabalhadores.

“Assembleia on-line é uma novidade, são poucos sindicatos que já estão organizados nesse sentido, e para nós é mais ainda porque precisamos fazer a eleição da entidade também nesse sistema”, disse.

“A participação nessa assembleia foi boa, o sistema é confiável, tem coisas pra melhorar, claro, tentar deixar mais rápido, mas o objetivo foi alcançado. Se essa é a forma que temos neste momento para defender a categoria, nós vamos fazer. Agradeço a todos que participaram”, completou.

A assembleia também definiu a Comissão Eleitoral, que irá conduzir o processo. Ela é composta pelo presidente, Herivelto Vela, como determina o estatuto, e os demais integrantes serão Fabiano Ribeiro Uchoas e José Roberto Gomes.

O processo eleitoral deveria ter ocorrido em março, precisou ser suspenso em função das restrições para a prevenção ao Coronavírus-Covid 19 e não pode mais ser adiado para garantir a sustentação jurídica da entidade.

O atual presidente, Herivelto Vela, em frente à sede da entidade