Abono da Novelis irá injetar R$ 1,2 milhão na economia de Pindamonhangaba

Proposta foi conquistada após mobilização dos trabalhadores

Nesta sexta-feira, dia 16, cada um dos cerca de 1.200 trabalhadores da Novelis irá receber um abono salarial de R$ 1.000,00. A medida foi aprovada em assembleia na última sexta-feira e irá injetar R$ 1,2 milhão na economia de Pindamonhangaba.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, o reajuste de salário também está definido. Toda a categoria metalúrgica, que é a maior da cidade, terá reajuste 5%, que inclui aumento real de salário, e a renovação a Convenção Coletiva de Trabalho, que tem direitos trabalhistas específicos, com maior remuneração e mais garantias do que a CLT.

Para o presidente do sindicato, Herivelto Vela, a proposta é resultado de uma série de fatores. “Cada empresa tem a sua realidade. A Novelis está com produção alta, tem se mantido em alta, inclusive precisando contratar mais, tem um histórico de mobilizações fortes dos trabalhadores, em outubro foram duas, e a grande maioria dos funcionários são sindicalizados. Todos esses fatores e o esforço de negociação do sindicato pesam na hora da reunião com a empresa”, disse.

A Novelis é a principal fabricante de chapas de alumínio e a maior recicladora mundial de alumínio. Ela fica no distrito industrial do Feital, em Pindamonhangaba.

O presidente do sindicato, Herivelto Vela
O dirigente sindical Novelis Sérgio da Silva