Trabalhadores da Incomisa aprovam acordo que evita demissões em massa

Acordo evitou as 120 demissões que eram esperadas e prevê garantia de emprego para todos os trabalhadores enquanto durar a redução de jornada

Categoria aprova por unanimidade proposta negociada pelo sindicato para evitar demissão de 120 funcionários

Os trabalhadores da Incomisa aprovaram por unanimidade na tarde dessa quinta-feira, dia 14, o acordo que põe fim a ameaça de demissões em massa na unidade. Segundo a direção da fábrica, dos 320 funcionários, 120 seriam excedentes.

Inicialmente, a empresa tinha intenção de reduzir jornadas e salários em 25%. Com o avanço das negociações, a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT conseguiu que essa redução caísse para 15% e que um limite fosse estipulado. A redução só irá ocorrer para quem recebe salário acima de R$ 3 mil, faixa que já não atinge nenhum funcionário da produção e também parte do setor administrativo.

O dirigente sindical na Incomisa, André Dantis

A redução terá o prazo de três meses, podendo ser renovada por mais três meses. De acordo com o dirigente sindical na Incomisa, André Dantis, durante o período da redução, todos os trabalhadores terão garantia de emprego.

Em contrapartida, o reajuste de 2% nos salários que seria aplicado em fevereiro, conforme definido na Campanha Salarial 2015, foi adiado para agosto.

“Foi difícil chegar em um consenso com a empresa, mas conseguimos encontrar uma saída. Por fim, nem foi necessário entrar no lay-off. Obrigado aos companheiros pela paciência e pela confiança no sindicato nesse período de negociação”, disse André.

A Incomisa emprega cerca de 320 trabalhadores na produção de estruturas metálicas, no distrito industrial do Feital.

Ao microfone, o secretário de Finanças do sindicato, Sérgio da Silva, que também participou das negociações