Cocepelco assume direção da Nobrecel e gera 1.150 empregos para Pinda e região

Trabalhadores de Pindamonhangaba assumem controle de indústria, têm empregos de volta e reiniciam produção de papel. Arrendamento do parque fabril da Nobrecel ainda beneficia economia da cidade, do estado e do Brasil

Cooperados junto ao desembargador do Trabalho da 2ª Região, Sérgio Pinto Martins, durante encontro na Câmara Municipal de Pinda (Crédito Odirley Pereira)

A Cocepelco (Cooperativa de Trabalho em Celulose e Papel Coruputuba) conseguiu na tarde de terça-feira (3 de dezembro) a autorização da Justiça para assumir a falida Nobrecel, em Pindamonhangaba. O processo com a decisão judicial é o 764-92.2012.8.26.0445 da Terceira Vara Civil de Pindamonhangaba.

Com o arrendamento do parque fabril da centenária indústria, a Cocepelco restabelece os trabalhos para mais de 1.150 pessoas de Pindamonhangaba e região do Vale do Paraíba, sendo aproximadamente 250 cooperados diretos e mais de 900 empregos indiretos.

Cerca de 100 cooperados vão reiniciar os trabalhos nos setores de manutenção, administração e segurança da fábrica nos próximos dias. “Primeiro faremos a manutenção do maquinário, de todas as peças, e a averiguação dos setores da indústria. Depois que acertarmos tudo, chamaremos o restante dos cooperados”, explicou o presidente da Cooperativa, Toledo.

Ele afirmou que o controle da fábrica é fundamental para manutenção dos empregos para centenas de chefes de família e para o desenvolvimento econômico da região. “É um grande sonho para todos nós. Estamos adquirindo o direito de administrar, de trabalhar e de cooperar com todos nós e com o Brasil. É um dia histórico”.

O presidente destacou as parcerias que foram consolidadas durante o processo. “Tivemos o apoio de várias instituições, como a Prefeitura, a Câmara, a Unisol, a Fetrabrás, o BNDES, os governos Federal, Estadual, e também do Ministro do Trabalho, Desembargador do Trabalho, do Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda, dos parceiros comerciais, outras cooperativas, além de toda a sociedade de Pindamonhangaba e região”.