Campanha Natal Solidário entrega cestas básicas para 252 famílias

A campanha Natal Solidário, do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, realizou a entrega de cestas básicas para 252 famílias que sofrem com o desemprego. A quantidade total de alimentos chega a 5 toneladas.

A campanha tem mais de 10 anos, mas em 2021 foi diferente, ocorreu em vários formatos. Além da caminhada na rua, houve ponto de arrecadação no sindicato, em supermercado, doações por PIX, e pela primeira vez doações das fábricas.

232 cestas foram entregues para famílias cadastradas no sindicato e outras 20 cestas foram entregues para famílias assistidas pela entidade Casa do Caminho.

A arrecadação ocorreu no dia 11, percorrendo bairros de Moreira César, em uma tenda na praça Sete de Setembro, em frente à sede do sindicato, e também no supermercado Excelsior.

A campanha envolveu toda a equipe do sindicato, tanto dirigentes quanto funcionários.

Voluntários do sindicato junto com voluntários da Casa do Caminho, em frente o sindicato
Serrinha durante arrecadação em Moreira César

O diretor de Ação Social do Sindicato, Vicente Caetano – Serrinha, agradeceu todos que contribuíram com a campanha.

“Este ano a campanha cresceu de uma forma muito legal, no envolvimento de todos. Nas doações, na dedicação dos voluntários, nas parcerias com as empresas, no trabalhador confiando no trabalho e fazendo sua doação, até mesmo em dinheiro. Isso nos empolga muito. Ver a diferença que esse alimento vai fazer na mesa das famílias compensa todo o esforço”, disse.

AS FAMÍLIAS

A campanha é destinada para pessoas de Pinda. O cadastro no sindicato ocorreu pelo site, as famílias preencheram um formulário virtual e a seleção ocorreu seguindo critérios como a quantidade de pessoas na casa, quantidade de crianças e o tempo em que a pessoa está desempregada.

Veja também Histórias das famílias da campanha Natal Solidário

A entrega foi feita em vários pontos da cidade: Bem Viver, Araretama, Castolira, Azeredo, Liberdade, Shangri-lá, Feital, Mantiqueira, Cidade Nova, Goiabal, Jardim Eloyna, Beta, Jardim Regina, Santana, Vila Rica, Andrade, Campinas, Cícero Prado, Terras dos Ipês 1 e 2, Vale das Acácias, Alto do Cardoso, Bela Vista, Campos Maia, Crispim, Jardim Imperial, Mombaça, Santa Luzia, Vista Alegre, Bom Sucesso, Campo Alegre, Carangola, Chácara Galega, Cidade Jardim, Jardim Carlota, Jardim Mariana, Jardim Morumbi, Jardim Resende, Jardim Yassuda, Maricá, Parque das Nações, Santa Cecília, Triângulo, Vila São Paulo, Vila Verde.

O dirigente Marcio Fernandes ressaltou a importância de fazer a entrega das cestas.

“A gente vai na casa, conhece a família, e assim como aconteceu em maio, vimos o quanto elas precisam de ajuda, o quanto elas ficam felizes, ficam cheias de alegria, algumas até choram na hora de receber, querem que a gente entre pra mostrar a dispensa vazia, pra agradecer a Deus. Uma senhora queria fazer um café pra mim com o pó que eu tinha acabado de entregar. Disse: agora eu tenho”, disse.

FÁBRICAS

Pela primeira vez, a campanha Natal Solidário recebeu doações das fábricas. A Gerdau fez uma doação de 150 kg de alimentos.

José Osvaldo Júnior e Flávio Pereira, do setor de responsabilidade social da administração da empresa, estiveram pessoalmente no ponto de arrecadação para fazer a doação.

A fábrica Elfer também contribuiu, fez uma doação de 50 cestas básicas e a fábrica Nacional Indústria Mecânica fez uma doação de mais 40 cestas básicas.

Para o presidente do sindicato, André Oliveira, o fato das empresas doarem, além de ajudar as famílias, também reforça o reconhecimento do sindicato.

“Isso mostra que a negociação é madura. As empresas acreditam na atuação do sindicato, veem que a entidade é séria. Tivemos uma conversa muito boa com essas três empresas, e agradecemos muito pelas doações, que foram grandes e assim como as outras doações vão ajudar a trazer dignidade para o Natal de muitas famílias”, disse.

COMPRA DO SINDICATO

O Sindicato também contribuiu financeiramente. 100 cestas foram compradas pela entidade, seguindo critério de menor preço, depois de várias cotações.

CASA DO CAMINHO

Além das 232 famílias que receberam pelo cadastro no sindicato, outras 20 foram atendidas pela entidade Casa do Caminho.

No dia da arrecadação, no sábado, dia 11, o sindicato, com o carro de som, esteve junto com os voluntários da Casa do Caminho percorrendo os bairros Ipê 1 e Ipê 2, em Moreira César.

A Casa do Caminho tem um trabalho social forte de arrecadação de alimentos, é parceira do sindicato desde a primeira edição, mas teve esse trabalho muito prejudicado por conta das restrições da pandemia, para preservar a saúde dos voluntários.

Como as outras formas de arrecadação da campanha também foram boas, a direção do sindicato decidiu entregar tudo que foi arrecadado na caminhada nos bairros para a Casa do Caminho. Foram 320 kg de alimentos.

PIX

A doações por PIX também foram importantes. Foram 22 doações que somaram o valor de R$ 1.190.

De acordo com o diretor de Ação Social do Sindicato, Vicente Caetano – Serrinha, esse dinheiro possibilitou que o sindicato pegasse o alimento arrecadado e comprasse o que estava faltando para fechar as cestas básicas e ainda comprar mais 5 cestas.

Ponto de arrecadação em frente o sindicato
Alimento arrecadado em frente o sindicato, que também foi drive-thru
Ponto de arrecadação no supermercado Excelsior
Romeu durante caminhada em Moreira César