Trabalhadores da Confab Tubos elegem nova Cipa

Zé Galinha foi o mais votado, com 129 votos; na Gerdau tem eleição em andamento e na Confab Equipamentos está aberto o prazo de inscrição

Zé Galinha, o mais votado, junto aos dirigentes Mamão, Vela e Tremembé, na sede do sindicato

Nessa quarta-feira, dia 7, ocorreu a apuração da eleição da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Tenaris Confab Tubos. O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba acompanhou.

Os trabalhadores elegeram um dia antes os 11 novos representantes da segurança no local de trabalho. O mais votado foi Rodrigo Vieira Leal, o “Zé Galinha”, com 129 votos.

Ainda na quarta-feira, Zé Galinha fez uma visita à sede do sindicato. Em entrevista, ele agradeceu a votação. “Estou muito feliz mesmo. Agradeço a todos que depositaram confiança no meu trabalho e parabenizo aqueles que votaram, tanto em mim quanto nos outros candidatos, exerceram seu direito de votar e assim mostraram integridade”, disse.

Para Zé Galinha, Cipa e o sindicato devem caminhar juntos. “Ter um local seguro pra trabalhar é o objetivo de todos, então tem que estar todo mundo junto nessa. Foi eleita uma boa comissão, eu acredito que isso vai contribuir com a discussão das condições de segurança na fábrica”, disse Zé Galinha.

Os dirigentes dos comitês sindicais da Confab Tubos/Tenaris Coating fiscalizaram todo o processo eleitoral, que transcorreu com normalidade.

No primeiro trimestre do ano, ocorrem eleições de Cipa na maioria das fábricas de Pinda. O presidente do sindicato, Herivelto Vela, reforçou a importância da participação dos trabalhadores. “A Cipa é um importante instrumento de atuação. Quando os trabalhadores se engajam mais nas discussões de segurança, isso fortalece a luta para cobrar as melhorias”, disse.

Outras  fábricas. Nessa quinta-feira, dia 8, começou o prazo de inscrição para candidatos da Cipa na Confab Equipamentos. O prazo termina no dia 16 e a eleição será no dia 1º de março. Na Tenais Coating (Socotherm) a eleição costuma ocorrer no mês de junho. Na Gerdau, a eleição é divida em dois setores e a votação dura três dias em cada um. No setor de Usinagem a votação começou dia 7 e termina dia 9. No setor de Construção Mecânica vai começar dia 14 e terminar dia 16. Várias outras empresas têm eleição no mês de março.

Veja abaixo relação de todos os eleitos na Confab Tubos:

Titulares

Nome / Votos