Trabalhadores da Tenaris Confab aprovam proposta da Campanha Salarial com cartão de natal

Ano difícil na Confab, sindicato conseguiu evitar demissões, manter o reajuste, os direitos, um cartão de natal de R$ 640 e 13º salário integral

Assembleia Tubos

Os trabalhadores da fábrica Tenaris Confab, em Pindamonhangaba, aprovaram a proposta da Campanha Salarial.

A medida envolve cerca de 1.100 funcionários, das duas unidades. A assembleia na Tubos ocorreu na tarde de quarta-feira e na Equipamentos na manhã dessa quinta-feira, dia 3.

Nas duas unidades ocorreram paralisações no mês passado.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a proposta contém o reajuste salarial, de 2,94%, a renovação dos direitos da categoria e o cartão de natal de R$ 640, além do 13º salário, que será integral para os trabalhadores que continuam em suspensão de contrato.

Segundo o dirigente sindical na unidade Tubos, Gilson Leandro, a proposta foi aprovada por grande maioria.

“A situação da Confab Tubos está um pouco melhor, já tem previsão de obra, mas passou muita dificuldade este ano, 580 chegaram a ter suspensão de contrato, todos eles poderiam ter uma redução grande no 13º salário se não fosse a negociação do sindicato, e inclusive tem um grupo que ainda está na suspensão de contrato. Conseguimos segurar muitos empregos e agora essa proposta para valorizar os trabalhadores. Foi uma vitória”, disse.

O dirigente sindical na Equipamentos, Vicente Caetano – Serrinha, também relatou o esforço do sindicato na negociação.

“Aqui em Moreira a situação está um pouco melhor, teve contratações até, mas vocês não têm ideia da dificuldade que a gente passa na reunião. Não teria nada, mas nós não desistimos e conseguimos essa proposta, que só foi alcançada porque teve mobilização dos trabalhadores. Parabéns a todos”, disse