Trabalhadores da Novelis fazem paralisação pela Campanha Salarial

Empresa segue com produção alta, bateu recorde em vários meses, e a categoria discute a reivindicação do abono salarial

Paralisação na fábrica nessa sexta-feira, dia 13

Os trabalhadores da fábrica Novelis, em Pindamonhangaba, fizeram uma paralisação pela Campanha Salarial nessa sexta-feira, dia 13.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, existe uma garantia conquistada no ano passado do reajuste da inflação, de 2,94%, e um aumento real de 0,5%. Mas, de acordo com o secretário geral da entidade Odirley Prado, dirigente sindical na Novelis, a categoria acredita que essa proposta ainda não corresponde à realidade da fábrica.

O secretário geral do sindicato e dirigente na Novelis, Odirley Prado

“A Novelis não parou de produzir um minuto sequer, nem no auge da pandemia. A empresa tem mantido produção cheia, vários meses batendo recorde. Vamos sim buscar um abono salarial ou alguma outra proposta que seja coerente com a realidade da empresa”, disse.

Desde julho, a categoria também discute problemas na PLR (Participação nos Lucros e Resultados). A Novelis atua no ramo do alumínio e emprega atualmente 1.300 pessoas em Pinda. Ela é subsidiária da Hindalco, a maior empresa do grupo indiano Aditya Birla.