Trabalhadores da Gerdau elegem novos cipeiros

Os trabalhadores da Gerdau elegeram entre os dias 18 e 20 de fevereiro os novos membros para a gestão da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) 2014/2015.

Ao total, foram 1.517 votos válidos que elegeram 16 membros, sendo 9 titulares e sete suplentes. A eleição foi disputada, 31 trabalhadores se inscreveram.

O mais votado foi o companheiro Júlio Sérgio Batista, o “Zoiudo”, do Acabamento da Laminação 1, com 123 votos.
Essa é a terceira vez que foi eleito para a Cipa da Gerdau, todas como titular.

Em entrevista para o jornal O Trabalhador, ele disse que se surpreendeu com o resultado. “Essa foi a eleição que mais tive voto. Primeiramente, quero agradecer o pessoal pela amizade que a gente tem, pela força que me deram na votação. Fiquei até surpreso. Eu até imaginava que iria entrar, mas não que iria estourar de voto. Teve até um pessoal de Taubaté, que estava de folga e foi na fábrica só pra participar da eleição e votou em mim. Me ligavam dizendo que tinham ido votar em mim. Fiquei feliz pra caramba. Podem contar comigo para o que precisar“, comemorou Zoiudo.

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos deseja a todos os membros uma boa gestão. Veja abaixo a relação completa dos eleitos:

24.02.14 Resultado Cipa Gerdau

Sindicato exige reinício da eleição

A eleição da Cipa da Gerdau estava programada para começar na segunda-feira, dia 17, mas ela foi impugnada pela ação da direção sindical de base, que criticou a falta de transparência no processo e exigiu o reinício da votação.

Um dos motivos foi o início da abertura das urnas às 2h da madrugada, algo que nunca havia acontecido. Apesar de haver um comunicado da empresa dias antes, nem os atuais cipeiros sabiam da mudança.

Além disso, a direção do sindicato constatou que havia estagiário e menor aprendiz participando da votação, o que é proibido. A NR-5 é clara quando determina que só pode votar aquele que tem direito a ser eleito.

Após protesto da direção do sindicato, a eleição da cipa foi adiada e reiniciou na terça-feira, dia 18, no horário de costume, às 15h. O pleito ocorreu até às 5h30 de quinta-feira, dia 20, e a apuração ocorreu no mesmo dia, às 9h.