Sindicato conclui pagamento do processo da Harsco, de R$ 1,2 milhão

Vídeo relata depoimentos dos trabalhadores e trajetória de 7 anos de luta

Enoque José Lira, que era mecânico na Harsco, recebe pagamento das mãos do sindicalista Valdir Augusto

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba concluiu nessa segunda-feira, dia 28, o segundo e último pagamento do processo judicial coletivo da Harsco, movido pelo sindicato para cobrar adicionais de periculosidade e insalubridade.

O processo 944/2009 envolve cem trabalhadores, entre atuais e ex-funcionários, e está injetando ao total cerca de R$ 1,2 milhão na economia da cidade.

A assembleia que aprovou o acordo ocorreu no dia 14 de agosto. Nessa segunda-feira, dia 28, cerca de cem dias depois, praticamente todos os pagamentos foram realizados. Restam apenas quatro trabalhadores. Um deles mora fora do país, e mesmo assim o sindicato está em contato com ele.

Veja os depoimentos e a trajetória de luta pelos direitos dos trabalhadores: