PLR da Gerdau paga mais de R$ 10 milhões na segunda parcela

Um ano atrás categoria fez protesto pela PLR, este ano pagamento foi melhor

Protesto contra problemas nos resultados da PLR em janeiro de 2020; este ano números ficaram mais próximos da realidade do chão de fábrica

Nesta quinta-feira, dia 21, a fábrica Gerdau de Pindamonhangaba, irá pagar a segunda parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), que vai injetar cerca de R$ 10,3 milhões na economia.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, são 2.300 funcionários. O pagamento é feito com base nos salários, no lucro global e conforme a produção de cada área. Na Gerdau, a PLR recebe o nome de Programa Metas.

Um ano atrás os trabalhadores fizeram um protesto por problemas nos resultados apresentados. De acordo com o presidente da entidade, André Oliveira, este ano a situação foi diferente.

“A gente tem cobrado mais transparência na discussão da PLR, mas os números ficaram sim mais próximos da realidade do chão de fábrica, que está com boa produção. Teve áreas como a FEP, que atingiu quase os 100%, que é de 1,25 salário, outras nem tanto como no Acabamento da Pesada, mas todas ficaram perto de um salário”, disse.

Ainda segundo André, um grupo de trabalhadores teve o pagamento proporcional em função da suspensão dos contratos no auge da pandemia.

“Esse pagamento proporcional está na lei, o programa do governo é assim. Buscamos ao máximo manter os empregos na negociação, e conseguimos. A Gerdau conseguiu sair rápido da crise. Em agosto já tinha voltado praticamente todo o efetivo. Hoje tem 70 trabalhadores em layoff, mas porque fazem parte do grupo de risco .”

O último relatório financeiro da Gerdau S.A. demonstra esse cenário de retomada, com crescimento de 44% na produção de aço bruto no Brasil no terceiro trimestre de 2020, comparado a 2019, com destaque no setor de construção civil.