Pindamonhangaba é a nova capital da metalurgia do Estado de São Paulo

Pesquisa Seade mostrou salto de 170% no crescimento de Pinda até 2016, quando resultado chegou a R$ 2,5 bilhões, mais de 1/5 de toda a riqueza do Estado no segmento

Herivelto Vela, presidente do sindicato, mostra resultado da pesquisa Seade, com Pinda no topo do ranking

Pindamonhangaba assumiu a liderança em todo o Estado de São Paulo e se tornou a capital da metalurgia.

Isso foi constatado por uma pesquisa da fundação Seade, divulgada em abril. O Mapa da Indústria Paulista analisou o VTI (Valor da Transformação Industrial).

Pinda teve um crescimento de 170%, passando de R$ 950 milhões em 2003 para R$ 2,5 bilhões em 2016. Mais de um quinto de toda a riqueza do Estado nesse seguimento da indústria em 2016 veio da cidade (22,8%).

No segmento de metalurgia estão a fabricação do aço, a fabricação de tubos, e de metais não-ferrosos, como o alumínio. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, as maiores fábricas de Pinda estão nesse segmento.

Em outros dois segmentos, Pinda está entre os 20 melhores do Estado, que são o de “produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos” e “derivados do petróleo”.

De acordo com o presidente Herivelto Vela, o período da pesquisa engloba momentos de boa produção, em que foi possível reivindicar mais salário, mais PLR (Participação nos Lucros e Resultados), e também de negociações difíceis, com medidas duras, necessárias para manter empregos.

“Vale ressaltar que nesse período tivemos 12 anos de aumento real de salário e isso não prejudicou as fábricas. É uma notícia boa, nos motiva a lutar ainda mais para que isso reflita em melhorias para as pessoas. Pois se alcançamos esse recorde, foi com a produção feita pelo trabalhador, muitas vezes com baixo efetivo e excesso de hora-extra. Parabéns Pindamonhangaba, que esse título ajude a nossa cidade a trazer cada vez mais investimentos, que gerem emprego e renda”, disse Vela.

O presidente também relatou os recentes anúncios de investimentos feitos pela Gerdau e pela Novelis, que somam mais de R$ 1 bilhão, e o resultado das exportações desse ano, com superávit de R$ 75 milhões.