FEM-CUT/SP debate calendário de negociação com bancada do G8

Biro Biro, Raimundo Oliveira e Romeu Martins, na mesa de negociação com os patrões do G8. Foto: Mídia Consulte

Nessa sexta-feira, dia 9, a FEM-CUT/SP realizou a primeira reunião da Campanha Salarial 2013 com a bancada patronal do Grupo 8 (Trefilação, Laminação), que em Pinda engloba empresas como a Gerdau, Novelis, Bundy, entre outras.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda esteve presente por meio do vice-presidente Romeu Martins e o diretor de Segurança e Meio Ambiente, Francisco Sampaio.

Na segunda-feira, dia 12, a Federação iniciará as rodadas de negociação com as bancadas dos Grupos patronais 10 e 2 (abaixo relação dos setores), às 10h, e às 14h, na FIESP.

Rodada de negociação com bancada do G8 no dia 10 de agosto - Crédito: Nayara Striani/Mídia Consulte
Rodada de negociação com bancada do G8 no dia 10 de agosto – Crédito: Nayara Striani/Mídia Consulte

1ª Rodadas de negociação FEM e G10/ G2

Data: 12 de agosto (segunda-feira)

Horário: 10h (G10) e 14h (G2)

Local: FIESP

Endereço: Avenida Paulista, 1313

Principais reivindicações

As principais reivindicações são a reposição integral da inflação, o aumento real no salário, a valorização nos pisos salariais, a redução da jornada de trabalho, sem redução de salário e a ampliação e unificação de direitos em Convenção Coletiva de Trabalho.

A Campanha Salarial da FEM tem pauta cheia, ou seja, serão negociados com os patrões a renovação, a melhoria e a ampliação das cláusulas econômicas (aumento salarial e pisos) e sociais.

Confira a abaixo os setores metalúrgicos da base da FEM em Campanha:

Data-base: 1º de setembro

Grupo 2 (máquinas e eletrônicos)

Total:75.500

Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos)

Total: 51 mil

Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros)

Total: 36 mil

Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros)

Total: 35 mil

Estamparia