Começam as eleições de Cipa na Gerdau e Confab Tubos

As fábricas Gerdau e Confab Tubos estão com processo de eleição da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) em andamento.

Na Confab Tubos o prazo de inscrições começou no dia 19 e termina na próxima quinta-feira, dia 29 de janeiro. A eleição será no dia 9 de fevereiro.

Na Gerdau o prazo de inscrições começou nessa segunda-feira, dia 26, e vai até o dia 9 de fevereiro. Em função dos turnos, a eleição é feita durante três dias. Será nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro.

O presidente do sindicato, Renato Marcondes - "Mamão", metalúrgico na Confab Tubos
O presidente do sindicato, Renato Marcondes – “Mamão”, metalúrgico na Confab Tubos

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT ressalta a importância das eleições de Cipa para a categoria. “A Cipa é um instrumento de defesa dos trabalhadores e também tem autoridade para cobrar que as situações de risco não ocorram, como falta de proteção nas máquinas, EPIs inadequados e muitos outros problemas. É importante que os trabalhadores votem com consciência, naqueles candidatos que realmente vão brigar pela segurança no local de trabalho”, disse Mamão.

“Nos anos em que fui cipeiro na Confab Tubos sempre falei que a segurança é a semente da vida. Cabe a cada um de nós regá-la. É prática diária das ações com segurança que previne o acidente”, completou.