Com dívida de R$ 6,9 bilhões, diretor da Fiesp é o maior “caloteiro” do Brasil

Dívida do empresário Laodse de Abreu Duarte com a União é maior que a dos governos da Bahia, Pernambuco e outros 16 estados. Quem paga esse pato?

Quem deve para o Brasil.Portal Brasil de Fato

Com uma dívida maior que a dos governos da Bahia, Pernambuco e outros 16 estados, o empresário Laodse de Abreu Duarte, um dos diretores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), é a pessoa física que mais deve aos cofres públicos do Brasil.

O valor chega atualmente a R$ 6,9 bilhões. Laodse, inclusive, responde a processo por crime contra a ordem tributária. Ele adquiriu essa dívida devido à má gestão de um grupo empresarial familiar que administrava ao lado de dois irmãos, Luce Leo e Luiz Lian. Ambos devem mais de R$ 6,6 bilhões para a União.

Lívio Canuto Abreu Duarte, um quarto irmão, apresenta uma dívida de cerca de R$ 3 milhões e teve seu nome revelado no escândalo do Panama Papers, como dono de uma offshore em um paraíso fiscal.

Eles fazem parte de uma elite que reúne cerca de 13 mil pessoas que devem mais de R$ 15 milhões para o país. Somando tudo, o valor a que se chega é de mais de R$ 812 bilhões. Para se ter ideia, esse montante é cinco vezes o total do rombo no orçamento previsto para 2016.

O diretor respondeu que, como o processo contra a ordem tributária ainda não foi julgado em segunda instância, qualquer conclusão ou juízo a seu respeito seria precipitada. A Fiesp não se manifestou sobre o caso.

Fonte: Revista Fórum

Laodse de Abreu Duarte, um dos diretores da Fiesp - foto Divulgação