Após cobrança do sindicato, Tenaris Confab coloca mais ônibus para evitar aglomeração

Sindicato continua na briga para regularizar entrega de EPI – Equipamento de Proteção Individual

Mobilização na porta da Confab Tubos (foto de antes da pandemia)

Após cobrança do Sindicato dos Metalúrgicos, a direção da Tenaris Confab – Unidade Tubos, colocou em operação nessa quinta-feira, dia 8, mais um ônibus para transporte interno dos funcionários com o objetivo de evitar aglomerações.

A medida foi tomada depois que o Comitê Sindical da Confab denunciou o problema no boletim Mete Bronca e no programa de rádio do sindicato.

A principal reivindicação do boletim foi o fato de haver apenas um ônibus na fábrica para fazer o transporte dos funcionários do setor de produção para o refeitório e para a portaria nos horários de entrada e saída.

De acordo com o dirigente sindical Célio da Silva – Celinho, o ônibus ficava lotado e o sindicato foi incisivo na questão.

“É um absurdo a resistência que a empresa teve em resolver esse problema tão sério. Só depois de muita cobrança, de boletim, de fazermos denúncia na rádio, que ela colocou efetivamente mais um ônibus pra esse transporte. Felizmente, agora está resolvido”, disse.

FALTA DE EPI

Outro problema apontado no boletim é a falta de EPI (Equipamento de Proteção Individual) em todas as áreas da Confab Tubos.

Ainda segundo Celinho, o sindicato tem recebido inúmeras reclamações de falta de uniforme, mas ainda tem problemas piores.

“Não tem máscara para quem trabalha com vapores orgânicos e pinturas, produto altamente tóxico. O pessoal está reutilizando a mesma máscara muitas vezes. Não pode, isso prejudica a saúde. Muitas reclamações também de botina rasgada. A equipe de segurança é bem clara em proibir o operador de ir pra área sem botina, mas eles estão indo com a botina destruída. A resistência dela já acabou.”

O sindicato também denunciou a falta de capa de chuva e de botas para os trabalhadores do pátio, que acabam tendo que trabalhar o turno inteiro com botina cheia de água. Também faltam lanternas para quem trabalha à noite.