Trabalhadores da Tenaris Confab aprovam novo acordo para preservar empregos

100 demissões serão evitadas pelo acordo do sindicato, que tem uma condição melhor do que a Medida Provisória do governo

Assembleia na Confab Tubos: Proposta aprovada por grande maioria

Os trabalhadores da Tenaris Confab, em Pindamonhangaba, aprovaram nessa quinta-feira, dia 27, um novo acordo para preservar empregos na fábrica. A medida irá envolver 100 funcionários e abrange as duas unidades – Tubos e Equipamentos, que juntas empregam 1.100 trabalhadores.

A medida é baseada na nova Medida Provisória 1.045, mas assim como no ano passado, o acordo negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos com a direção da empresa é melhor do que a medida do governo, pois diminui o seu impacto e garante assim mais salário aos trabalhadores.

Tanto nos casos de suspensão do contrato de trabalho quanto na redução de jornada, o funcionário terá a garantia de receber no mínimo 80% do salário líquido. Também serão congelados os descontos de convênio médico e dos empréstimos na cooperativa. Ao final do programa, os funcionários terão garantia de emprego pelo mesmo período em que ficaram nele.

Assembleia na Confab Equipamentos – proposta aprovada por grande maioria

Segundo o secretário de Comunicação do sindicato, Gilson Leandro, o “Chupeta”, a medida está sendo aplicada para preservar empregos em função do nível de produção e também para atender aqueles funcionários que integram o grupo de risco e ainda não podem retornar para a fábrica.

“Ano passado ocorreram duas medidas como essa, envolvendo mais de 500 funcionários. Hoje é um número bem menor, a demanda de produção está com uma perspectiva um pouco melhor. É uma medida dura para os trabalhadores, mas é a forma que temos hoje pra garantir emprego. A proposta original do governo continua sendo muito severa. Felizmente, conseguimos mais uma vez melhorar ela na negociação”, disse Gilson.

Ainda não se sabe quais serão os trabalhadores que estarão no programa. Ele será aplicado conforme demanda de cada setor, tem data de início no dia 1º de junho e a previsão inicial de duração é de três meses.

Direção do Sindicato dos Metalúrgicos, junto com Sindicato dos Condutores