Trabalhadores da Bundy conquistam nova PLR, com 70% de aumento

Assembleia que aprovou proposta de PLR, com pagamento da primeira parcela já nesta sexta-feira (foto Guilherme Moura)

Os trabalhadores da fábrica Bundy Refrigeração, de Pindamonhangaba, aprovaram em assembleia na tarde dessa terça-feira, dia 21, a nova proposta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados), que poderá ter um aumento de mais de 70% no valor deste ano. Nesta sexta-feira será paga a primeira parcela, de R$ 1.500.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, o pagamento total, que ano passado ficou em R$ 2.040 poderá ser de R$ 3.600 este ano, já na faixa 1 das metas de produção, o que corresponde a um aumento de mais de 70%.

De acordo com o presidente André Oliveira, a definição das metas de PLR é um problema antigo na fábrica que teve avanço na negociação.

“Com muita insistência do Sindicato e da Comissão de PLR nas reuniões, foi possível mudar essas metas, para que não sejam impossíveis de atingir. O valor máximo é até maior, de R$ 4.080, mas esse valor de R$ 3.600 agora sim tem possibilidade real de ser atingido, então foi uma grande conquista”, disse.

A primeira parcela, de R$ 1.500, será paga já na próxima sexta-feira, dia 24, o que irá injetar cerca de R$ 350 mil na economia. A segunda parcela será paga em janeiro do ano que vem.

Na assembleia também apontadas questões de segurança. 5 acidentes já foram registrados este ano. No último, uma mangueira de engate se soltou e atingiu o rosto de uma trabalhadora.

A mobilização também pressionou os patrões pela Campanha Salarial. A Bundy integra a bancada patronal do Sindratar, que também recebeu a pauta de reivindicações das mãos dos dirigentes sindicais de Pinda, juntamente com a Federação dos Metalúrgicos – FEM-CUT/SP.

O Sindicato também criticou o excesso de rotatividade na empresa, cobrou a efetivação de trabalhadores, tento em vista o alto nível de temporários na fábrica.

A Bundy Refrigeração emprega atualmente 233 trabalhadores na produção de componentes para geladeiras no distrito industrial Santa Rita.

Uma das reuniões da Comissão de PLR