Sindicato reverte demissão de trabalhador para disputar Cipa na Confab

Agora sim! Juninho é candidato na eleição que está ocorrendo um mês depois porque foi bloqueada na Justiça a pedido do sindicato

O dirigente Celinho e Juninho no dia que ele voltou pra fábrica, na última quinta-feira

Nessa segunda-feira, dia 1º de março, começa a eleição de Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) na Tenaris Confab Tubos. A votação termina na terça-feira.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba conseguiu reverter a demissão de um trabalhador para que ele pudesse disputar essa eleição.

Essa votação está ocorrendo um mês depois do previsto porque foi bloqueada pela Justiça a pedido do Sindicato.

No primeiro dia de abertura das inscrições, Moacir da Fonseca Pinto Junior, o “Juninho”, inspetor de qualidade, tentou se inscrever como candidato, dentro do horário estipulado, mas não conseguiu.

Segundo ele, a fábrica alegou que a inscrição só poderia ser feita pelo técnico de segurança, que não estava lá naquele momento.

Assim que Juninho chegou no seu setor foi demitido, e logo em seguida o técnico de segurança apareceu no local para fazer as inscrições.

Segundo o dirigente sindical Célio da Silva – Celinho, o sindicato cobrou da empresa que revertesse a decisão, mas a fábrica insistiu na questão.

O sindicato então acionou a Justiça do Trabalho e conseguiu anular o processo. Juninho retornou para a fábrica no dia 25 de fevereiro e está inscrito como candidato na eleição da Cipa.

Juninho fazendo sua inscrição na Cipa, como deveria ter ocorrido um mês atrás

“A Justiça foi feita. O Juninho voltou pra fábrica, está inscrito na Cipa, como já deveria ter ocorrido lá atrás. O sindicato agiu rápido e conseguiu garantir o direito do trabalhador. Parabéns Juninho por reivindicar seus direitos”, disse Celinho.

A legislação trabalhista garante estabilidade de emprego aos membros da Cipa, para que possam cobrar melhorias da fábrica. Essa mesma estabilidade se estende aos candidatos no processo eleitoral.

CSE Confab na fiscalização da Cipa na manhã dessa segunda-feira, dia 1º

Na quarta-feira, dia 3, será a eleição de Cipa na Confab Equipamentos. Lá o processo está correndo bem.