Sindicato denuncia falta de manutenção na Novelis

Empresa está com falta de efetivo, equipamentos funcionando de forma precária e ainda penaliza os trabalhadores na PLR

O Sindicato dos Metalúrgicos realizou nessa terça-feira, dia 2, uma panfletagem na fábrica Novelis para denunciar uma série de problemas de manutenção relatados pelos trabalhadores.

O boletim Mete Bronca critica a falta de liberação de orçamento para fazer os reparos necessários. Os trabalhadores têm denunciado ao sindicato que várias manutenções preventivas têm sido canceladas para não parar a produção.

De acordo com o comitê sindical Novelis, muitas máquinas não tiveram o chamado “paradão” e há máquinas no setor de Acabamento que estão funcionando com solda de pedaços de canos por falta de componentes no almoxarifado.

Um exemplo é o carrinho do TC4, que faz o transporte de bobinas. Ele está parado, quebrado há 15 dias, e a chefia cobra a produção como se não houvesse o problema.

Segundo o dirigente Odirley Prado, a falta de efetivo também preocupa. Em todas os setores há reclamações de funcionários sobrecarregados, máquinas rodando em regime de hora extra todos os dias, operadores fazendo 12 horas com muita frequência.

“Muitos estão reclamando inclusive de dores musculares, e essa falta de condições, excesso de jornada, excesso de pressão, tudo isso aumenta o risco de um acidente acontecer”, disse.

PLR também é alvo de reclamações

Os trabalhadores da Novelis também têm reclamado sobre os números da PLR, que na fábrica segue o formato de PPR – Programa de Participação de Resultados.

Depois de muita mobilização o índice total subiu de 2,49 para 2,65 salário. Mas pelos dados apresentados o resultado alcançado até o momento está em 2,33.

Segundo o boletim Mete Bronca, o resultado não corresponde aos recordes de produção atingidos em vários meses, sendo que chegou até a 56 mil toneladas de alumínio.

Além disso, ainda há os indicadores de equipe que penalizam os trabalhadores mesmo quando o problema é resultado da falta de manutenção dos equipamentos.

Comissão de PPR

No dia 3 de março, foi realizada a apuração dos votos para a eleição da comissão de PPR, que ficou assim definida:

– Warlei Dias do Nascimento – Refusão / Reciclagem

– Marcos Aurélio dos Santos – LF / Acabamento / Linha de Pintura

– Gilson Gasparin – Apoio

– José renato R. Silva – LQ / PP / Retífica

O sindicato parabeniza os trabalhadores eleitos e deseja sucesso nas reivindicações.

A Novelis segue o calendário da Índia, sua matriz, que fecha em abril. Essa comissão irá discutir a próxima PPR que tem o primeiro pagamento em agosto deste ano e fecha em abril de 2022.