Sindicato conquista reintegração de metalúrgico na Tenaris Confab

Fábrica ignorou a convenção coletiva que garante emprego para acidentados até a aposentadoria, mas ação judicial do sindicato reverteu isso e reintegrou Fernando Gomes

O dirigente Luciano Tremembé, o trabalhador reintegrado Fernando Gomes, e o advogado trabalhista do sindicato, dr. Marcos Gonçalves

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba conseguiu na Justiça do Trabalho a reintegração de mais um funcionário na Tenaris Confab no último dia 13. Essa é a quarta reintegração na Confab apenas na atual gestão.

Fernando Gomes tem 53 anos, já havia sido reintegrado em 2003 por acidente de trabalho. Em setembro deste ano a fábrica o demitiu novamente alegando que ele já estava aposentado.

“Eu nem dei entrada na aposentadoria ainda, faltam sete anos pra eu me aposentar. Cortaram meu convênio tive que parar tratamento. Eu sou acidentado, tomo medicamento, não tive condições de pagar médico aí fora. Minha esposa teve que pagar tratamento particular”, disse.

Segundo Fernando, a empresa insistiu na sua demissão.

“Fui procurar a entidade que me defende que é o sindicato, através do dr. Marcos, do nosso amigo (Luciano) Tremembé. Deram maior apoio e hoje eu estou aqui, graças a eles. Hoje está sendo um dia maravilhoso, eu sabia que Deus iria iluminar a gente pra ter essa vitória”, disse.

ACIDENTE

Fernando tem 32 anos de Confab, trabalhou como operador de máquinas nos setores Revestimento 4, Fábrica 6 e na antiga Socotherm.

Ele sofreu acidente em janeiro de 1993, na plataforma de tubos, com fraturas no joelho e clavícula. Sete meses depois foi demitido, irregularmente. Ele ficou 10 anos tentando ser reintegrado pela Justiça nessa primeira vez, o que só ocorreu em 2003. Ao ser reintegrado, ele passou a atuar em função compatível na empresa.

CONFAB

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a Tenaris Confab é a empresa que mais têm ações judiciais de reintegrações movidas pela entidade. 40% de todas reintegrações conquistadas nos últimos 10 anos são referentes à Tenaris Confab.

O caso de Fernado é a quarta reintegração na Confab apenas na atual gestão do presidente André Oliveira.