Pinda participa do 15º Congresso Estadual da CUT

Marcelo Bitencourt – Pepeo e Nilson Conceição debatem plano de lutas junto a sindicalistas de todo o Estado de São Paulo

Dirigentes de Pinda junto com sindicalistas do Vale do Paraíba

A CUT-SP, sindicatos, federações e ramos definiram nesse sábado (1º), na plenária do 15º Congresso Estadual (CECUT-SP), o plano de lutas que norteará o próximo período.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba participou do encontro por meio dos dirigentes Marcelo Bitencourt – Pepeo e Nilson Conceição. A atividade contou com 285 delegados e 66 observadores.

Pepeo e Nilson durante evento

O encontro, realizado na quadra do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, debateu projetos como o da Medida Provisória 905, a chamada MP da carteira verde e amarela, que precariza as relações de trabalho, a Lei do Teto dos Gastos (Emenda Constitucional nº 95) e reformas como a sindical (PEC 161/2019), a trabalhista (Lei n.º 13.467/2017) e a da Previdência (PEC 6/2019), levando-se também em consideração os impactos aos servidores municipais e estaduais, estiverem no centro do debate.

Presidente da CUT São Paulo, Douglas Izzo, comentou sobre os aspectos do governo federal e apontou o que está em jogo neste momento.

“Em Brasília, com este governo instalado, vemos uma milícia atuando, que quer expandir a militarização em vários setores através da contratação de militares para atendimentos, por exemplo, em postos do INSS, destruir os serviços públicos transformando tudo em mercadoria. Nossa resposta contra isso será a greve dos trabalhadores. Queremos um Brasil com direitos, com saúde e educação pública, sem assassinatos nas periferias, um país do diálogo e da democracia”, disse.

O encontro também reforçou a defesa da democracia, dos direitos sociais e trabalhistas e do ex-presidente Lula, condenado sem provas pelo ex-juiz e atual ministro do governo de Jair Bolsonaro, Sérgio Moro.

Dirigentes de Pinda com sindicalistas do ramo metalúrgico

Veja matéria completa: