Após greve, abono da Novelis irá injetar R$ 1,2 milhão na economia de Pinda

Reajuste com aumento real e renovação da Convenção Coletiva estão garantidos

Assembleia aprovou por grande maioria proposta de reajuste de 3%, com aumento real, abono de R$ 1.000 e renovação da CCT

Após 24 horas de greve, os trabalhadores da Novelis aprovaram a proposta da Campanha Salarial.

Além do reajuste salarial de 3% (1,73% do índice da inflação, mais 1,25% de aumento real), o acordo garante um abono de R$ 1.000 e a renovação da CCT – Convenção Coletiva de Trabalho, com direitos específicos da categoria.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, Herivelto Vela, o abono será pago a todos os trabalhadores no próximo dia 16, quando será injetado R$ 1,2 milhão na economia da cidade. O dia da greve será abonado.

“Esse dinheiro será um alívio para o trabalhador, terá uma inserção importante na economia local e a garantia dos direitos também é fundamental. Isso é resultado da adesão dos trabalhadores à greve, inclusive dos terceiros. A fábrica inteira parou. A direção do sindicato ficou toda empenhada no movimento. Enfim, a proposta saiu às 23h, depois que a empresa viu que todos os turnos aderiram”, disse.

O presidente Herivelto Vela

Ainda segundo Vela, o acordo irá favorecer a negociação em outras empresas. “Já estamos com negociação em andamento com a Gerdau, Elfer, Bundy e muitas outras, e isso contribui inclusive para as negociações com o setor patronal na Fiesp”, disse.

A Novelis é representada na Fiesp pelo Sindicel, sindicato patronal que ainda não aceitou pagar nenhum reajuste salarial nem renovar a CCT, nas negociações com a FEM-CUT/SP (Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT em São Paulo).

Para o dirigente sindical na Novelis, Sérgio da Silva, a greve deve mudar a relação entre a empresa e os trabalhadores. “Com certeza a Novelis vai pensar melhor na forma como tem tratado seus funcionários, que estão sofrendo com tanto excesso de hora-extra e falta de segurança. A empresa tentou de todas as formas desmobilizar, mas o trabalhador foi firme. Parabéns”, disse Sérgio.

A direção do sindicato também agradece o apoio do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba e do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté.

A Novelis emprega 1.200 trabalhadores na fabricação de chapas de alumínio.

DENÚNCIA

O Sindicato dos Metalúrgicos acionou o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) na tarde dessa segunda-feira, denunciando que a Novelis estava submetendo um grupo de 200 trabalhadores que entraram na noite de domingo a uma jornada acima do limite legal.

A direção da Novelis insistiu em não liberá-los, coordenadores continuaram ameaçando demitir os funcionários se eles saíssem da empresa e assim muitos chegaram a ficar 24 horas na fábrica.

A direção do sindicato acredita que o MTE ainda tomará providências a respeito.

2017_10_31 Novelis.GREVE Campanha Salarial - FIM_8295_1

O dirigente sindical Novelis, Sérgio da Silva, secretário de Finanças do sindicato
O dirigente sindical Novelis, Marcelo Bitencourt - Pepeo
O dirigente sindical Novelis, Marcelo Bitencourt – Pepeo