Trabalhadores da Tenaris Confab ameaçam greve por abono salarial

Categoria também critica falta de pagamento da PLR por três anos e a divisão que existe entre horistas e mensalistas

Assembleia com os trabalhadores do turno da noite e da manhã - Confab Tubos / Tenaris Coating
Assembleia com os trabalhadores do turno da noite e da manhã – Confab Tubos / Tenaris Coating

Os trabalhadores da Tenaris Confab, de Pindamonhangaba, ameaçam entrar em greve pela reivindicação de um abono salarial.

A categoria reprovou em assembleia nessa terça-feira, dia 3, o valor de R$ 1.300 proposto pela empresa e aprovou a entrega de um comunicado de greve.

Na Confab há um acordo de dois anos firmado na Campanha Salarial do ano passado. Ele garante o reajuste da inflação, que no período foi de 1,73%, e a renovação dos direitos estipulados na Convenção Coletiva de Trabalho.

Segundo o secretário geral do Sindicato dos Metalúrgicos, Luciano da Silva – Tremembé, a entidade está seguindo o que foi discutido com a empresa.

“A negociação é ampla. É positivo o fato de já termos a convenção coletiva garantida, mas por outro lado, estamos há três anos sem PLR e com um índice de reajuste baixíssimo. A produção está alta e a previsão é boa. Esse abono é uma medida alternativa para que os horistas, que são a maioria, não fiquem prejudicados, pois os mensalistas já recebem um prêmio anual. Essa divisão que a fábrica criou tinha que acabar. Não é justo”, disse.

O secretário geral e sindicalista pela Confab, Luciano da Silva - Tremembé
O secretário geral e sindicalista pela Confab, Luciano da Silva – Tremembé

Ainda segundo o sindicato, a questão foi amplamente discutida com a categoria. “Nos dois turnos a grande maioria dos trabalhadores decidiu não aceitar essa proposta e ameaçar greve. O sindicato está aqui pra representar os trabalhadores e lutar pelas suas reivindicações”, disse Luciano – Tremembé.

Os trabalhadores que ameaçam entrar em greve são da unidade Tubos, no bairro Cidade Nova. Mas a negociação vale para trabalhadores horistas das duas plantas da Tenaris, em Pinda. Eles somam 950 funcionários, são maioria. O grupo menor, de mensalistas, já recebe outras bonificações da empresa.

Assembleia com trabalhadores do turno da tarde - Confab Tubos/Tenaris Coating
Assembleia com trabalhadores do turno da tarde – Confab Tubos/Tenaris Coating
Ao microfone, o presidente Herivelto Vela junto com a direção do sindicato